AgronegóciosEducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
PRESERVAÇÃO

Projeto que propõe proibição de uso de canudos de plástico em Guarapuava entra em discussão hoje (15)

Proposta é do vereador Marcelinho (DEM)

segunda-feira, 15 de abril de 2019 - 14:48:00

projeto de autoria do vereador Anderson Marcelo de Lima (DEM), o “Marcelinho”, que propõe a proibição do uso de canudinhos de plástico em Guarapuava entra em discussão e votação na sessão desta segunda feira (15 de abril).

De acordo com o vereador, segundo o Fórum Econômico Mundial, há 150 milhões de toneladas métricas de plásticos nos oceanos e os cientistas prevêem que no ano de 2050 haverá mais plásticos do que peixes nos mares. “Poluição ambiental; danos físicos aos animais; e liberação de elementos químicos cancerígenos que podem causar distúrbios hormonais. Estes são os principais males que resíduos plásticos já causam à nossa natureza.  Por isso que, nos somando às inúmeras iniciativas em todo o mundo para começar a reverter esta realidade, propusemos à Câmara Municipal de Vereadores de Guarapuava a proibição do fornecimento de canudos de plástico por hotéis, restaurantes, bares e padarias, por exemplo. Como alternativa, sugerimos os canudos de papel reciclável, material comestível ou biodegradável”, explica o vereador. 
“É claro que os canudos são apenas parte da quantidade de resíduos que vão parar nos oceanos, mas já é um começo muito importante para a nossa conscientização”, enfatiza o vereador.

MULTA

O projeto prevê multa para quem desrespeitar a proibição, podendo chegar a R$ 1.120,00 na terceira autuação. Na primeira autuação, haverá apenas advertência e intimação. Na segunda, R$ 560,00 será o valor da penalidade.

O Projeto de Lei 10/2019 está na Ordem do Dia e entra em primeira votação hoje.

A sessão da Câmara de Vereadores de Guarapuava inicia às 18h.

 

COMENTÁRIOS