Projeto que irá monitorar Guarapuava com câmeras de segurança será concluído em breve

Até o momento, foram instaladas 61 câmeras das 120 que estão no projeto

24/05/2023 17H00

O projeto “Cidade Monitorada”, figura como um dos maiores avanços tecnológicos em Guarapuava. O sistema de vigilância por câmeras de alta definição traz mais conforto e tranquilidade para a população em se tratando de segurança. A primeira etapa do projeto, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, por meio do programa Espia, Polícia Militar e Polícia Civil, está em andamento. Das 120 câmeras que compõem o projeto, já foram instaladas 61 delas. Além disso, as obras da nova central operacional de monitoramento (que está sendo construída no antigo Parque de Máquinas da prefeitura) estão em ritmo acelerado, conforme conferiu o prefeito Celso Góes.

“Visitei as obras e notei que os trabalhos estão muito avançados. Além disso, a metade das câmeras que compõem esta primeira parte dos trabalhos, já foram instaladas. Em breve, concluiremos mais uma etapa do projeto Cidade Monitorada, que é uma parceria entre o município, a Polícia Rodoviária Federal, via Programa Espia, Polícia Militar e a Polícia Civil. Por meio de um sistema integrado de câmeras de vigilância e monitoramento, a cidade terá uma cobertura abrangente. Faremos uma muralha digital. Com isso, será permitida a identificação de situações suspeitas, prevenção de delitos e uma resposta mais rápida a incidentes. Este é mais um avanço e um marco importante para Guarapuava, porque concentra uma série de recursos tecnológicos voltados para a segurança e vigilância do município”, contou o prefeito.

Algumas dessas câmeras, com a tecnologia Speed Dome (que são modelos que possuem zoom óptico e se movimentam por 360º), por exemplo, podem ser controladas de forma remota, por meio de uma central de videomonitoramento ou um vigia. Esse modelo será utilizado em praças, parques e pontos estratégicos, priorizando uma captação focada em detalhes e em modo noturno, capturando imagens com mais qualidade. O projeto também pretende, em conjunto com as forças de segurança, instalar equipamentos com o recurso LPR (do inglês “License Plate Recognition”, ou Reconhecimento de Placas de Veículos).

“Até o momento, instalamos 61 câmeras das 120 que fazem parte do projeto. O intuito deste trabalho é fazer o cercamento da cidade com uma muralha digital, criando assim, um ambiente que ofereça maior tranquilidade para a população. São diversos modelos de câmeras que trazem desde imagens 360°, até com zoom de um quilômetro e meio. Por isso, eu digo que este é o maior investimento na segurança pública e patrimonial do município para trazer mais qualidade de vida à nossa população”, destaca o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza.

Todas as câmeras serão instaladas em locais estratégicos definidos a partir de mapeamento e análise. Pontos como nas proximidades da PR-170, entre as Ruas Padre Réus e Altacir Ciro Gubert; Rua Turíbio Gomes, no Bairro Vila Bela; trecho da Avenida Prefeito Moacir Júlio Silvestri, no entroncamento com a Rua Gerânios, no Bairro Batel, já contam com os equipamentos instalados. Há câmeras instaladas nas Ruas Elías Zacalusny e Paraná, no Bairro Conradinho e Avenida Castelo Branco com a Rua Epitácio Pessoa, no Bairro Alto da XV de Novembro. Já no Bairro Santana, a Rua Deputado Lauro Sodré Lopes, próximo ao Colégio Estadual Mahatma Gandhi, passa a contar com equipamentos de monitoramento.

Deixe seu comentário:

Veja Mais