Projeto prevê dedução no imposto de renda de gastos com saúde de pets
Proposta está tramitando na Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 6307/25 permite que contribuintes deduzam do Imposto de Renda (IR) despesas com a saúde preventiva de cães e gatos. A proposta altera a legislação tributária federal (Lei 9.250/95) e está em análise na Câmara dos Deputados.
Pelo texto, a dedução anual será limitada a R$ 3 mil por contribuinte. Esse teto poderá ser aumentado em 50% caso o animal tenha sido adotado em abrigos públicos ou em entidades de proteção animal sem fins lucrativos.
DESPESAS DEDUTÍVEIS
O projeto especifica que nem todos os gastos veterinários poderão ser abatidos. A medida restringe o benefício à "saúde preventiva", englobando exclusivamente:
- vacinação obrigatória e complementar;
- procedimentos de castração (cirúrgica ou química);
- implantação de microchip ou identificador eletrônico;
- consultas veterinárias de rotina e exames laboratoriais de prevenção de zoonoses;
- medicamentos e insumos vinculados a esses procedimentos.
Para ter direito ao benefício, o contribuinte precisará apresentar nota fiscal com identificação do profissional ou do estabelecimento. Além disso, o animal deverá estar cadastrado em um sistema oficial reconhecido pelo poder público.
SAÚDE ÚNICA
A proposta institui a "Política Nacional de Incentivo Fiscal à Saúde Única de Cães e Gatos". O objetivo é integrar dados da administração tributária com os de órgãos de vigilância em saúde para monitorar campanhas de vacinação e de controle de doenças.
O autor, deputado Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR), cita o conceito de "saúde única", que integra saúde humana, animal e ambiental. O texto menciona dados de mercado indicando que o Brasil possui cerca de 160 milhões de animais de estimação e argumenta que o cuidado preventivo ajuda a reduzir a incidência de zoonoses (doenças transmitidas de animais para humanos), diminuindo os gastos do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Não cuidar preventivamente da saúde de cães e gatos tem custo elevado para a sociedade, seja em sofrimento humano, seja em gastos do SUS com internações, tratamentos e sequelas de doenças evitáveis”, disse.
Ainda segundo Defensor Stélio Dener, a proposta se diferencia de outras iniciativas por focar na saúde pública, e não apenas no alívio financeiro. “Não se trata de um benefício difuso e ilimitado para quem pode gastar mais com seus animais, mas de um instrumento de política pública, focalizado na prevenção, na adoção e no controle populacional ético”, concluiu.
PRÓXIMOS PASSOS
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
(Fonte: Agência Câmara de Notícias)
Veja Mais
-
NO AQUECIMENTOGuarapuava recebe Circuito CRC – Correr, Respirar, Cuidar dia 21 de junho
Inscrições para as provas de 5 km e 10 km estão abertas até o dia 16 de junho
04/06/2026 17h00 -
POTENCIALPela primeira vez, potencial do inverno ganha força com programação que reúne eventos até setembro em Guarapuava
“Inverno Guarapuava” promete transformar a cidade em um grande palco de experiências, turismo e encantamento durante 70 dias
04/06/2026 14h50 -
OLHO NO PRAZOEnem 2026: inscrições ficam abertas até esta sexta (5) na internet
Atendimento especializado deve ser solicitado no momento da inscrição
04/06/2026 13h24 -
PREVENÇÃONeste Dia dos Namorados, campanha do SAE reforça que amor também é cuidado em Guarapuava
Ação “Cuide bem do seu amor” incentiva casais a realizarem testes rápidos para ISTs de forma gratuita
04/06/2026 12h50 -
INVESTIMENTOSItaipu anuncia investimentos para Usina de Projetos, turismo náutico e parque público
Recursos da Binacional impulsionam o desenvolvimento econômico e social da região lindeira ao lago de Itaipu
04/06/2026 12h02 -
SOLIDARIEDADELeis aprovadas na Assembleia reforçam importância da doação de sangue diante da queda nos estoques no período de frio
Benefícios para doadores regulares, campanhas obrigatórias e protocolos de segurança integram o conjunto de medidas aprovadas pela Casa
04/06/2026 11h26



