Projeto Manejo Agroflorestal possibilitará certificação para pequenos produtores de erva mate

Projeto atuará na assistência técnica e capacitação dos produtores

21/05/2019 14H18

Para incentivar o cultivo orgânico e sustentável de erva mate e melhorar a renda dos pequenos produtores rurais, a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) lançaram o projeto Manejo Agroflorestal de Erva Mate, na comunidade Banhado Grande, no Distrito de Entre Rios. Pertencente ao Programa Vida Rural, o projeto permitirá, entre outras ações, a certificação orgânica da produção de erva mate. "Nosso objetivo é gerar renda aos pequenos produtores rurais. A certificação, além de qualificar a produção, ajudará no comércio justo e na conscientização ambiental para o manejo correto do erval", explicou o coordenador do projeto e agrônomo da Secretaria de Agricultura, Patrikk John Martins.

A certificação é um ponto positivo para o produtor Edson Sebastião de Paula, que desde a infância, trabalha com erva mate. "Vai melhorar nosso trabalho, porque teremos acompanhamento técnico e a comercialização do produto é mais provável", comentou contente o produtor.

O projeto atuará na assistência técnica e capacitação dos produtores em parceria com a empresa Guayakí, responsável pela certificação e comercialização da erva mate. "Daremos todo apoio técnico e de insumos para o sucesso desse novo projeto. A união do poder público com a iniciativa privada beneficiará diretamente muitos produtores da região. Esse é apenas um primeiro passo, logo estenderemos esse projeto para outras comunidades", destacou o secretário de Agricultura, Ademir Fabiane. "A erva-mate é carro-chefe da região, por isso, é necessário incentivar as boas práticas na produção e capacitar o produtor para esse mercado orgânico", conclui o responsável pelo escritório local e técnico florestal da Emater, Vinícius Tina.

A próxima etapa do processo será o cadastramento dos produtores e visita às propriedades para delimitação da área de erva mate. Na seqüência, ocorrerá a certificação orgânica e posterior compra do produto.

(Foto: Secom)
 

Deixe seu comentário:

Veja Mais