AgronegóciosEducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
ASSISTÊNCIA SOCIAL

Programa Vida Digna beneficiará 40 famílias guarapuavanas

Projeto conta com uma série de benefícios para as famílias que participarão das ações por dois anos

quinta-feira, 16 de maio de 2019 - 11:28:00

Ações que buscam o desenvolvimento pleno, capacitação profissional, convívio social, aumento de renda, responsabilidade e consciência ambiental, bem como aproximação e acesso à políticas públicas. É com este propósito que o Programa Vida Digna, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Guarapuava, envolverá 40 famílias da cidade.

"Montamos este programa com ações conjuntas e sólidas que permitirão mudanças significativas a longo prazo para que as famílias cadastradas no programa possam, de fato, ter condições de desenvolvimento social em sua forma mais plena", destacou o secretário de  Assistência e Desenvolvimento Social, Ari Marcos Bona.

Para isso, o projeto conta com uma série de benefícios para as famílias que participarão das ações por dois anos, envolvendo educação, saúde, assistência social, capacitação e profissionalização, meio ambiente e habitação. "Nosso foco serão famílias que trabalhem como operadores ecológicos na cidade e teremos, como principal benefício para as participantes a transferência de renda. Vamos aumentar o valor pago pelo quilo de material recolhido e entregue à cooperativa da coleta seletiva municipal e, também, faremos o repasse, dentro do programa, de uma bolsa mensal familiar", explicou o secretário.

Para melhorar as condições de trabalho, também serão entregues novos carrinhos para as atividades de trabalho e os filhos das famílias participantes serão encaminhados aos CMEIS. A  transferência para unidades de programa habitacional de interesse social para famílias que tenham casas em áreas de risco também está prevista nas ações.

A seleção das famílias ocorrerá por meio de dados dos CRAS, da Secretaria de Meio Ambiente e da Defesa Civil de Guarapuava. Neste momento, ocorre a coleta de dados para a pré-seleção familiar. O próximo passo será o cadastramento.

O Programa terá parceria da Unicentro, por meio da graduação em Serviço Social, e do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, com o curso técnico em Meio Ambiente.

(Foto: Secom)
 

COMENTÁRIOS