Programa Pedala Paraná inicia neste no domingo em Guaratuba

Neste mês serão inaugurada três rotas de cicloturismo, em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. A primeira será a Rota do Descoberto, no domingo (17). O programa é lançado pela Paraná Esporte em parceria com os municípios do Litoral

13/01/2021 11H30

Paraná Esporte, em parceria com os municípios do Litoral, dá início ao programa Pedala Paraná com a inauguração neste mês de três diferentes rotas de cicloturismo, em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Elas integrarão um total de 20 circuitos programados para serem lançados até o fim de 2021, em diferentes pontos do Estado.

A primeira será a Rota do Descoberto, em Guaratuba, cuja atividade inaugural acontece no domingo (17). Com 30 quilômetros, é considerada de intensidade média. O encontro dos participantes inicia às 8 horas no quilômetro 20 da Rodovia Máximo Jamur (Estrada Rural do Descoberto). A saída está programada para as 9 horas.

Para as atividades serão tomadas todas as medidas de prevenção ao coronavírus. É obrigatório o uso de máscara e o distanciamento social. Também será disponibilizado álcool em gel para higienização frequente das mãos

Em Matinhos, a ciclorrota terá um trajeto urbano, circundando a orla. A inauguração está prevista para 24 de janeiro.

Em Pontal do Paraná, a rota será na Estrada do Rio Guaraguaçu, passando pela Aldeia Karaguata Poty, da tribo Guarani, e terminando na Área de Preservação Arqueológica dos Sambaquis, um depósito feito por povos primitivos de valor histórico e, para os índios, espiritual. O lançamento em Pontal será em 31 de janeiro.

“A intenção é criar alternativas que possam aliar a prática do esporte, o turismo e, desse modo, fortalecer a economia de diferentes regiões do Paraná”, explica o superintendente do Esporte, Helio Wirbiski.

Além disso, as estações instaladas nessas ciclorrotas são elaboradas com materiais reciclados. “Isso demonstra também o cuidado com o meio ambiente, tornando o projeto ambientalmente responsável e sustentável”, completou Wirbiski.

INFRAESTRUTURA - As estações contêm ferramentas para socorros de urgência, bomba para encher pneus, além de um mapa com as informações do trajeto. Elas são construídas a partir de madeira de reflorestamento e lixo coletado nas trilhas, aglutinados em um processo único, formando a lixeira e a placa que abriga o mapa. São denominadas Serviço de apoio ao cicloturista.

Informações gerais sobre a inauguração podem ser obtidas na Prefeitura de Guaratuba (41) 3472-8650.

Deixe seu comentário:

Veja Mais