Professores regentes de 4° e 5° anos da rede municipal de Guarapuava participam de formação sobre Letramento Matemático

Durante toda a semana, mais de 170 professores devem passar pela capacitação

02/04/2024 15H45

Buscando experienciar novas metodologias de ensino, na manhã dessa segunda-feira (1º de abril), a Secretaria Municipal de Educação (SME) deu início às formações de Letramento Matemático para professores regentes das turmas de 4° e 5° anos da rede municipal. Fazendo reflexões sobre o ensino-aprendizado da disciplina, os docentes estão explorando assuntos como geometria, álgebra e sistema monetário.

“A matemática é uma disciplina fundamental para o desenvolvimento das crianças, pois contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da capacidade de resolução de problemas e da criatividade. É fundamental que os professores responsáveis por essa disciplina estejam constantemente se atualizando e buscando novas metodologias de ensino. E nós, da Secretaria Municipal de Educação, estamos comprometidos em oferecer aos nossos professores da rede municipal oportunidades que contribuam para o ensino-aprendizado de matemática em sala de aula”, ressaltou a secretária de Educação, Rejane Corrêa da Luz.

A formação está sendo ministrada pelas assessoras pedagógicas da SME, Marlete Lima Crissi e Marcia Raquel Rocha. O encontro, que está sendo realizado no Uniguairacá Centro Universitário, é dividido em dois momentos. Inicialmente, as professoras participam de uma introdução teórica, e após um intervalo, são exercidas duas horas de atividades práticas. 

“A capacitação dos professores é um compromisso que a Secretaria de Educação se preocupa em cumprir, pois a qualidade da nossa educação se deve em partes a essa capacitação continuada de nossos profissionais de educação. O encontro é um momento para as professoras discutirem e compartilharem algumas ideias, experiências e aprendizados”, informou Márcia. 

O objetivo é explorar diversidades nas práticas metodológicas dos professores, apresentar estratégias para criação de planos de aulas e tornar o aprendizado mais lúdico, dinâmico e concreto. 

“A formação de matemática de hoje foi muito proveitosa. Foi abordado o conteúdo de planificação dos sólidos geométricos, com uma atividade prática. Aprendemos também alguns jogos com baralho. As formadoras explicaram com clareza sobre o assunto, levantando questionamentos que enriqueceram a pauta. Com certeza vai ser de grande valia o que aprendemos e vou aplicar em sala de aula com meus alunos. Precisamos de mais formações assim”, avaliou a professora da Escola Municipal Padre Estanislau Cebula, Valkiria Kus da Fonseca.

O professor tem a liberdade de escolher participar da capacitação no dia que melhor se enquadra na sua rotina. As formações continuam até a próxima sexta-feira (5).

Deixe seu comentário:

Veja Mais