Professores da rede municipal de Guarapuava participam do evento Educadores in Concert

O encontro ocorreu no Espaço Fiori e contou com conhecimento, conexão e muita música

16/05/2024 07H28

Na tarde dessa quarta-feira (15 de maio), cerca de 230 educadores da rede municipal de Guarapuava estiveram reunidos para uma experiência inovadora que combinou música e conexão em um só local. O evento Educadores in Concert é realizado pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).

“Junto com o SEBRAE, a Secretaria Municipal de Educação, como já somos parceiros de longa data, está promovendo esse evento hoje. Somos os primeiros no Paraná e no Brasil. Este é o primeiro ‘Educadores in Concert’. E pelo que a gente está percebendo, está sendo uma tarde de muito aprendizado, de um conhecimento diferenciado, onde traz música, vivência e cultura. Então, é isso que a gente espera, que essas parcerias sempre venham agregar na aprendizagem, na criatividade dos nossos educadores, professores e alunos. A atividade conecta nossos parceiros e colaboradores”, sublinhou a Secretária de Educação, Rejane Corrêa da Luz. 

O Educadores in Concert enriquece a consciência sobre a arte do empreendedorismo, com muitas interações e surpresas. Segundo a Coordenadora Estadual de Cultura Empreendedora da SEBRAE, Rosângela Angonese, é uma iniciativa que permite aos educadores desfrutar de performances musicais enquanto aprendem lições sobre empreender com sucesso. Guarapuava foi a primeira cidade a receber o Projeto, que contou com a presença da Secretaria Municipal de Educação de Pitanga.

“O Educadores in Concert é um encontro com os educadores para celebrarmos a importância do trabalho deles, no estímulo a essa atitude empreendedora, com um jeito novo de fazer educação, e que Guarapuava desempenha tão bem. Este é um evento de reconhecimento, para que se sintam valorizados. Por isso que nós trouxemos esse presente, que vem recheado de muita inspiração, por meio da música e das reflexões. O objetivo não é ensinar nada, mas é trazer esse reconhecimento mesmo. Essas possibilidades de eles saírem inspirados daqui para também fazer isso com os seus alunos”, completou Rosângela. 

Por meio do Programa de Educação Empreendedora e Inovação, Crer&Ser, a Secretaria Municipal de Educação de Guarapuava firmou diversas parcerias para desenvolvimento de projetos. De acordo com a coordenadora do programa, Ana Cláudia Klosouski, o SEBRAE é um dos principais colaboradores. “Eu acho que é uma inovação em se tratando de educação. Estamos falando de músicas e trabalhando o empreendedorismo no mesmo evento. Receber o SEBRAE do Estado no nosso Município, tanto para apresentar o programa Crer&Ser, quanto para a realização desse evento fantástico, é motivo de muita satisfação, pois Guarapuava é uma referência na educação empreendedora do Estado”, ressaltou Ana Cláudia. 

O evento foi dividido em três blocos, sendo intitulados, Sonhos, Criação e Realização, respectivamente. Os músicos Raissa Fayet, Du Gomide e Matê Magnabosco animaram e inspiraram os educadores de Guarapuava e Pitanga, que ainda contaram com a palestra “Dos sonhos à ação: Esse é o ritmo, esse é movimento”, ministrada pela professora Mara Mansani. A docente é colunista em educação, especialista em alfabetização e vencedora do Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita. 

“Não é fácil se arriscar. São muitos os obstáculos que nós, professores, encontramos pelo caminho, dentro da sala de aula, trabalhando com empreendedorismo. Na cultura empreendedora, a gente precisa entender que (ela) é colaborativa. Quando pensamos na cultura empreendedora, pensamos nessa proposta, neste trabalho de equilíbrio. Desta forma, refletimos sobre tudo o que podemos desenvolver. Isto é tomar iniciativa, é criar oportunidades e desenvolver competências. Isso é a cultura empreendedora”, declarou Mara. 

“O evento foi ótimo. Faz três anos que trabalho com empreendedorismo na escola e hoje tive a oportunidade de mudar muitas coisas que, às vezes, a gente faz automaticamente. Estamos realizando o sonho de mudanças dentro da escola, na sala de aula. Vou levar este conhecimento para os meus alunos”, finalizou a professora da Escola Municipal General Eurico Dutra, Elisângela da Silva Paula. 

Clique AQUI para acessar a galeria de fotos.

Deixe seu comentário:

Veja Mais