Professor Saulo e Câmara de Vereadores de Guarapuava propõem discussão para regularização de imóveis urbanos em Guarapuava

Tema será debatido na sessão da Câmara nesta terça (11)

09/06/2024 17H00

O vereador João Saulo Piasecki, o “Professor Saulo”, propôs uma ampla discussão sobre a situação de imóveis urbanos irregulares em Guarapuava. O tema será debatido por convidadas e pelos vereadores na sessão ordinária da próxima terça-feira (11 de junho). “É uma questão preocupante. Serão apresentados vários dados da situação no município, principalmente às questões ligadas a imóveis ainda não inventariados e com outras irregularidades, como a falta de conclusão de obra, entre outras. Vale destacar que, neste momento, não serão discutidas as questões que envolvem terrenos de invasões ou imóveis rurais”, explica o vereador.

De acordo com o Professor Saulo, as famílias que mantém imóveis irregulares, estão impossibilitadas, por exemplo, de utilizar recursos relacionados a créditos, como da Caixa Econômica Federal, para realizar melhorias nas casas. “São várias as questões que esbarram na não regularização. Nosso objetivo é apresentar os dados, chegar o mais próximo da realidade do município, e buscar soluções conjuntas para minimizar esse problema”, afirma Saulo.

Na avaliação do vereador, o problema de imóveis irregulares gera prejuízos em cadeia no Município. “Se o proprietário do imóvel não consegue investir nele, as lojas de materiais de construção não vendem, prestadores de serviços são prejudicados e daí por diante. Além disso, a geração de ITBI para o município também perde. Nossa proposta é iniciar um amplo debate, para que que as soluções sejam buscadas em conjunto por todos os setores envolvidos”, diz Saulo.

PARTICIPAÇÃO

O debate de terça contará com a participação de uma oficial cartorária e de uma tabeliã. “As profissionais do setor irão apresentar o problema e sugestões para equacionar essa questão”, explica o vereador.

Para o debate, foram convidados representantes da comunidade, da Prefeitura, imobiliárias e cartorários.

SESSÃO

A sessão ordinária da Câmara inicia às 08h na terça (11), e é aberta à participação de toda a comunidade.

Deixe seu comentário:

Veja Mais