Procon promove ação fiscalizatória em estabelecimentos financeiros de Guarapuava

Nos estabelecimentos, a equipe do Procon verifica se as financiadoras estão adequadas às demandas necessárias

22/10/2019 13H00

O Procon de Guarapuava está realizando uma ação fiscalizatória em estabelecimentos financeiros de empréstimo e crédito pessoal da cidade. A iniciativa é conjunta com diversas Coordenadorias de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado e ocorre devido ao crescente número de reclamações dos consumidores quanto as taxas cobradas, vendas e superendividamento com as financiadoras, refinanciamentos de empréstimos sem o consentimento dos consumidores e cobranças abusivas e indevidas. “O consumidor deve procurar o Procon para sanar dúvidas antes de firmar contrato de empréstimo e depois de já ter feito o financiamento. Se o consumidor notar descontos em folhas de pagamento não reconhecidos ou valores cobrados acima do contratado, devem denunciar”, orientou o coordenador do Procon de Guarapuava, Paulo Lima.

Nos estabelecimentos, a equipe do Procon verifica se as financiadoras estão adequadas às demandas necessárias. Conforme a situação apresentada, o estabelecimento financeiro poderá ser lacrado até que a situação seja regularizada. Entre os itens verificados está a certificação de funcionários, disponibilização do Código de Defesa do Consumidor e o telefone do Procon com fácil visualização para os consumidores. A ação fiscalizatória seguirá até sexta feira (25). Segundo o coordenador do Procon, em Guarapuava existem 12 financiadoras instaladas. Até o momento, foram fiscalizados seis delas e nenhuma foi interditada.

Além da fiscalização, o Procon de Guarapuava elaborou um folder sobre superendividamento, que está sendo distribuído à população com o objetivo de auxiliar na organização financeira. No material, há uma tabela onde o consumidor pode relacionar todos os seus rendimentos e despesas mensais. Também há um teste com questões que buscam levar o consumidor a se reorganizar.

 

Deixe seu comentário:

Veja Mais