Prioridade na gestão do prefeito Celso Góes, Saúde de Guarapuava terá nova Unidade Básica no Centro da cidade

Mais de cinco mil pessoas serão atendidas pela nova UBS. As obras começam imediatamente

28/03/2024 12H50

Em uma cerimônia memorável, no fim da tarde desta quarta-feira (27 de março), o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, assinou o termo de convênio e ordem de serviço que autoriza o início imediato das obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro.

A construção do novo espaço é uma iniciativa da Prefeitura de Guarapuava, por meio das Secretarias de Saúde e de Planejamento e Urbanismo, juntamente com o Centro Universitário Campo Real, que executará o projeto.  

A construção da nova UBS faz parte das prioridades da gestão municipal, que visa ampliar os atendimentos na área da saúde, de maneira que supra as necessidades da população e ofereça conforto, qualidade e dignidade às pessoas, conforme pontua o prefeito Celso Góes.

“Neste momento, eu volto a afirmar que mais uma etapa dos meus sonhos enquanto prefeito de Guarapuava está se realizando, pois quando se fala em saúde, não há como não me sensibilizar. A construção deste espaço será realizada nesta união de forças entre nós, da Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e de Planejamento e Urbanismo, juntamente com esta grande instituição de ensino superior de nossa cidade, que é o Centro Universitário Campo Real. Este é um momento histórico, pois inaugura um novo modelo de gestão da Saúde. Há muito que trabalhamos juntos em muitos projetos e esta união fortalece nosso compromisso de melhorar a vida de todos da nossa comunidade. Por isso, eu ressalto que este é um dia para ficar na memória de todas as pessoas”, discorreu Góes.

Durante o evento, o prefeito disse também, da importância do envolvimento da comunidade que, por vários anos, reivindicou a unidade de saúde. “Esta é uma luta da comunidade do Bairro Batel e de toda a região do entorno. Com esta união de forças com o Centro Universitário Campo Real, conseguimos atender à população com a UBS Centro. A execução da obra ficará por conta da instituição de ensino que é particular e, por isso, dispensa licitação ou tomada de preços. Desta forma, todos ganham em agilidade, uma vez que os trabalhos começam imediatamente”, complementou o prefeito.

Conforme destacou o reitor do Centro Universitário Campo Real, Edson Aires da Silva, trabalhar com a Prefeitura de Guarapuava é motivo de satisfação, uma vez que a população é a principal beneficiada. “Este é mais um projeto da nossa universidade juntamente com o Município de Guarapuava. Esta será uma UBS-Escola, uma vez que nossos universitários e profissionais vão atuar neste local. A instituição vai realizar toda a obra de infraestrutura, pois esta é uma contrapartida para Guarapuava. Todo o planejamento técnico foi realizado em conjunto com nossas equipes do curso de Medicina, que ajudou na elaboração de todo o projeto. Agora, vamos dar sequência aos trabalhos e concluir os serviços no menor tempo possível”, disse o reitor.

O secretário de Planejamento e Urbanismo de Guarapuava, Paulo Dirceu Rosa de Souza, falou da importância da nova Unidade de Saúde para toda a cidade. Conforme destaca, mais de cinco mil pessoas serão atendidas no espaço, facilitando a vida de quem mais precisa de uma consulta médica ou de um exame, por exemplo.

“A construção desta UBS no centro da cidade vai solucionar diversos problemas de uma vasta região do Município. Trabalhar com o Centro Universitário Campo Real é fantástico, tendo em vista a agilidade e a qualidade dos serviços nas obras. Não haver é nenhum custo para os cofres do Município e isto representa uma grande economia. Como se trata de uma instituição particular, para a execução dos trabalhos, não há a necessidade de abertura de licitação ou tomada de preços. Com isso, todos ganham em tempo e qualidade. Hoje é um dia histórico para Guarapuava, principalmente para a área da Saúde”, disse Paulo Dirceu.

O secretário interino de Saúde, Luiz Augusto Klosowski (Guto), sublinhou que o novo espaço promoverá mudanças significativas para todos. “Para quem vive o dia a dia da Saúde, sabe o quanto esta nova UBS significa. Muitas pessoas serão atendidas aqui e isto desafoga toda nossa rede (de saúde). Além do mais, teremos todo o respaldo de uma instituição de ensino de renome”, pontuou Guto.

Maria Bine é moradora do Bairro Batel há quase trinta anos. Desde 2018 ela, juntamente com a comunidade, reivindica a implantação de uma Unidade de Saúde para a região. Segundo destaca, as dificuldades de deslocamento para um atendimento médico são muitas. “Desde 2018, todos nós do Bairro Batel buscamos, junto às autoridades, a construção de uma UBS mais próxima de nossas casas. Há muitas pessoas idosas que precisam de tratamento e não podem se deslocar para outros bairros. Agora, graças a este trabalho da Prefeitura de Guarapuava e da Universidade, teremos um local adequado para consultas e exames. Todo nosso esforço valeu a pena. Hoje eu me sinto muito feliz por tudo isso”, destacou Maria.

 SOBRE A NOVA UBS

A nova Unidade Básica de Saúde do centro, funcionará no edifício que pertence ao Município, onde antes abrigava a Fundação Proteger.

Em uma área de cerca de 640 metros quadrados, o espaço contará com três consultórios médicos, um consultório odontológico e um consultório multiprofissional. Além disso, o prédio terá ainda, uma sala de vacina, uma sala de procedimentos, e outra de dispensação de medicamentos. Será construído no local também, uma área específica para ambulâncias e um estacionamento.

Quanto ao modelo de gestão, este será inovador desde a concepção do projeto até o funcionamento da UBS. A Unidade será gerida em uma união entre a Prefeitura de Guarapuava e o Centro Universitário Campo Real. Desta forma, a instituição de ensino superior ficará responsável pela contratação dos profissionais e pelo funcionamento do local. De acordo com o modelo, será uma UBS-Escola, uma vez que os profissionais realizarão os atendimentos acompanhados pelos acadêmicos do setor de saúde, seguindo todos os padrões e normas da Secretaria Municipal de Saúde.

Deixe seu comentário:

Veja Mais