Primeira ministra surda da Diocese de Guarapuava é instituída em Pinhão

Celebração foi profundamente marcada pela emoção e pelo sentido de inclusão

29/10/2025 10H50

Pe Marcos Rogério e Fernanda

Durante a Santa Missa do Encontro da Pastoral do Surdo, celebrada no domingo (26 de outubro de 2025), na Paróquia Divino Espírito Santo, em Pinhão, a comunidade viveu um momento histórico: a instituição de Fernanda de Castro Assis como ministra extraordinária da Sagrada Comunhão.

Fernanda, que é surda e atua como vice-coordenadora da Pastoral do Surdo na paróquia, tornou-se a primeira ministra surda da Diocese de Guarapuava e atualmente a terceira no Estado do Paraná.

O rito foi presidido pelos padres Marcos Rogério e Gilmar Tito Ribeiro (Assessor regional na dimensão dos Intérpretes Católicos), em uma celebração profundamente marcada pela emoção e pelo sentido de inclusão.

“Esse momento representa um passo importante na missão da Igreja de acolher e integrar a comunidade surda”, destacou Vitor Nathan Castro de Assis, intérprete de Libras na Paróquia. Ele ressaltou que a investidura “foi fruto da sensibilidade e do apoio do padre Marcos Rogério, que tem incentivado a presença de ministros surdos atuando nas pastorais, reconhecendo o valor e a fé viva dessa comunidade.”

A nomeação de Fernanda simboliza um novo tempo de acessibilidade e protagonismo na Diocese, reafirmando que a comunhão e a participação são dons concedidos a todos os batizados, sem distinção de condições físicas ou linguísticas.

(Com Jorge Teles)

Deixe seu comentário:

Veja Mais