PRF realiza Operação Serra Segura na BR-277, em Guarapuava

Durante a operação, foram verificados itens relacionados à segurança viária, especialmente o sistema de freios

22/09/2026 12H21

A Polícia Rodoviária Federal realizou, nesta manhã desta terça-feira (22 de setembro de 2026), a Operação Serra Segura na Unidade Operacional de Guarapuava, no km 324 da BR-277. A ação foi desenvolvida em parceria com a concessionária EPR, com foco na fiscalização de veículos de carga que trafegam em trecho de serra.

Durante a operação, foram verificados itens relacionados à segurança viária, especialmente o sistema de freios. Também foram observadas as condições dos pneus, suspensão, direção, sistema de iluminação e sinalização, equipamentos obrigatórios, acondicionamento da carga e indícios de excesso de peso, fatores que podem interferir diretamente na condução durante a descida de serra.

A fiscalização também teve caráter preventivo, com orientação aos condutores sobre a importância de manter velocidade compatível com o trecho, utilizar o freio motor, evitar o uso excessivo dos freios e não trafegar com o veículo em ponto morto. As medidas buscam reduzir riscos de falhas mecânicas, colisões traseiras, saídas de pista e tombamentos.


Veja Mais