PRF e Ecocataratas promovem Travessia Segura na Semana Nacional do Trânsito em Guarapuava

Ação buscou sensibilizar pedestres para utilização da passarela

20/09/2021 10H38

Na manhã desta segunda feira (20 de setembro), das 7h às 8h30, equipes da Polícia Rodoviária Federal e da concessionária Ecocataratas promoveram a ação educativa Travessia Segura. O evento ocorreu na passarela próxima ao trevo de acesso aos bairros Vila Carli, Xarquinho e Industrial, no km 345 da BR277, perímetro urbano de Guarapuava. 

O evento faz parte da Semana Nacional do Trânsito, que acontece anualmente no período de 18 a 25 de setembro, e é prevista no Código de Trânsito Brasileiro. Ela tem por objetivo a conscientização da sociedade na busca por um trânsito mais seguro. Para tanto, os órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito promovem ações em todo país buscando conscientizar a sociedade sobre os perigos no trânsito e as possíveis mudanças comportamentais para a redução de acidentes e preservação da vida.

O trânsito brasileiro é um dos mais violentos do mundo, levando a morte de dezenas de milhares de pessoas a cada ano, gerando impactos irreparáveis à sociedade e elevados custos econômicos e sociais. A PRF e as instituições ligadas ao tema, com o apoio da sociedade, têm a obrigação de alterar esse quadro e buscar continuamente a paz.

Durante o evento desta segunda-feira, cerca de 70 pedestres e ciclistas foram abordados e orientados a sempre utilizar a passarela para a travessia da rodovia, sensibilizando quanto a relevância da ação para a segurança de todos que ali trafegam. Também foram orientados a como proceder a travessia em locais onde não existam passarelas, caso que requer precaução redobrada: a travessia deve ser executada de forma perpendicular à via e em linha reta, sempre tomando cuidados com o fluxo de veículos, pois estes desenvolvem uma velocidade muito maior do que quando transitam em vias urbanas. 

Durante a conversa ainda foi explicado a importância dos cuidados dos pedestres e ciclistas no trânsito para proteger sua vida e de terceiros. O pedestre é, via de regra, o componente mais frágil do trânsito, e por isso, deve ser o mais protegido. Importante destacar que o ciclista desmontado, empurrando a bicicleta se equipara ao pedestre. 

Ao final da conversa foi entregue a cada pessoa abordada 1 (um) kit de café da manhã (achocolatado, bolo e biscoito) e um panfleto contendo orientações.

(Informações e imagens: PRF)

Deixe seu comentário:

Veja Mais