Prefeitura de Guarapuava reúne instituições para alinhar ações do Outubro Rosa em Guarapuava

Encontro reuniu mais de 40 instituições e iniciou a construção conjunta da programação que será realizada em outubro

10/09/2026 11H23

Foto: Secom

A Prefeitura de Guarapuava realizou, nessa quarta-feira (9 de setembro de 2026), a primeira reunião de alinhamento para a organização das ações do Outubro Rosa no município. O encontro reuniu mais de 40 instituições, organizações e serviços que deverão participar da programação, com o objetivo de definir as atividades e alinhar a atuação de cada parceiro.

A reunião foi conduzida pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e contou com a participação de representantes de diferentes áreas. Durante o encontro, foram discutidas as possibilidades de serviços e ações que poderão ser disponibilizados à população, além da organização da estrutura da programação.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Laura Maria Iatskiu, destacou que a construção da programação envolve diferentes instituições e busca reunir, em um mesmo momento, serviços e atividades voltados às mulheres. “Hoje nós estivemos aqui reunidos para a primeira reunião de organização do Outubro Rosa. É um evento que vai contar com diversas ações e serviços para a população. A gente está construindo isso junto com as instituições que estão participando, para que seja um momento importante para as mulheres de Guarapuava”, explicou.

Entre os serviços que estão sendo planejados estão ações na área da saúde, orientações, apresentação cultural, massagem e atividades voltadas às crianças. A programação será realizada no dia 17 de outubro, em frente à Prefeitura Municipal.

A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama também estiveram entre os temas destacados durante a reunião. A diretora do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, Andresa Cristiane Sansana Leandro, ressaltou a importância de aproximar as mulheres dos serviços de saúde. “Essa ação é muito importante porque vai ajudar na prevenção do câncer de mama por meio da conscientização das mulheres. Nos últimos cinco anos, tivemos 140 óbitos por câncer de mama. Quanto mais cedo a mulher procurar a Unidade Básica de Saúde para realizar a mamografia, mais cedo será o diagnóstico e o tratamento”, afirmou.

A reunião marca o início da organização conjunta das ações do Outubro Rosa, que terá sua programação detalhada e divulgada posteriormente pela Prefeitura.

(Com assessoria)


Veja Mais