Prefeitura de Guarapuava realiza Audiência Pública para debater Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024
eajuste salarial, fundos de pensões e o orçamento da educação fizeram parte da pauta da Audiência
Na tarde dessa quinta feira (25 de maio), a Prefeitura de Guarapuava, por meio de sua Secretaria de Finanças, realizou uma Audiência Pública para tratar das contas do município para o próximo ano. A reunião foi realizada na câmara de vereadores e presidida pelo relator da Comissão de Economia, Finanças e Orçamentos, vereador Celso Costa.
O secretário de Finanças de Guarapuava, Diocésar Costa de Souza, respondeu perguntas dos participantes, expôs os números e discutiu as metas estipuladas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2024. Segundo ele, os resultados obtidos demonstram uma estabilidade no exercício financeiro neste primeiro quadrimestre, apresentando um saldo positivo a partir do balanço entre despesas e receitas.
“Nossas contas estão estáveis, mas como sempre nos lembra o prefeito Celso Góes, é preciso cautela em todos os sentidos, tanto por parte da administração, como por parte da Secretaria de Finanças. Esta gestão trabalha com orçamento planejado e, qualquer remanejamento de recursos, por exemplo, precisa ser feito seguindo todas as regras, primando sempre pela transparência”, disse o secretário.
Quanto ao reajuste salarial de 9% sancionado pelo prefeito de Guarapuava no último dia 18 de maio, Diocésar destacou que o município está preparado para honrar este compromisso e que os valores disponibilizados como reajuste dos vencimentos do funcionalismo público municipal não impactam em outros compromissos assumidos pela administração.
“Eu reitero aqui o que o prefeito Celso disse sobre o reajuste salarial do funcionalismo municipal. Esta é uma conquista histórica para os servidores e um reconhecimento para aqueles que garantem o atendimento a toda a nossa população. O aumento passa a valer a partir da folha de maio e beneficia também os aposentados e pensionistas do Município. O índice está acima da inflação registrada nos últimos 12 meses pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que ficou em 4,65%. Este reajuste dá ganho real aos salários e traduz uma política de valorização do funcionalismo”, pontuou Diocésar.
O projeto do próximo orçamento (2024) está em trâmite na câmara municipal e vem sendo avaliado pelos vereadores. Além disso, é possível ser consultado pela população no SITE da prefeitura.
PARTICIPAÇÕES
Como ocorre em todas as prestações de contas da prefeitura de Guarapuava, além de detalhar sobre as finanças e investimentos do município, há espaço para debates e questionamentos. Alguns vereadores participaram da reunião e fizeram perguntas ao secretário.
“A participação da população com os questionamentos dos nossos legisladores é fundamental neste processo de explanação da LDO. A partir das cobranças, debates e análise das demandas, há a possibilidade de organizarmos os trabalhos e planejarmos o orçamento para o próximo ano”, conclui Diocésar.
A LDO 2024 pode ser consultada AQUI
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
DESTAQUESecretaria de Turismo e Eventos de Guarapuava participa da abertura do 18° Festival das Cataratas em Foz do Iguaçu
Esta é a terceira vez que Guarapuava participa do evento
02/06/2023 11h35 -
DELÍCIAS DA REGIÃO!Queijos produzidos na região de Guarapuava estão entre os melhores do Paraná
Confira a premiação completa na matéria
02/06/2023 11h20 -
O AMOR ESTÁ NO AR!Edição de Dia dos Namorados da Feira da Rua XV em Guarapuava tem diversas opções de presentes para a data
Feira conta com a participação de artesãos, que investem tempo e dedicação na criação de suas peças
02/06/2023 10h50 -
NO BOLSO27,5% dos veículos estão com o IPVA 2023 atrasado no Paraná
Inadimplência resulta em R$ 1,42 bilhão não recolhidos aos cofres públicos
02/06/2023 10h10 -
CONSCIENTIZAÇÃOChá das Mulheres promove conscientização e cuidado da saúde feminina em Guarapuava
Evento levou dicas de prevenção de câncer de mama e colo de útero à comunidade do bairro Santana
02/06/2023 09h26 -
RESPEITOPL da igualdade salarial entre homens e mulheres é aprovado no Senado
Projeto vai para sanção do presidente da República
02/06/2023 09h10