Prefeitura de Guarapuava amplia vacinação de recém-nascidos com aplicação da BCG nas maternidades
Nova medida da Secretaria de Saúde garante mais conforto e segurança para as famílias, reforçando a proteção contra a tuberculose
A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com as maternidades do município, anuncia uma importante mudança no processo de vacinação de recém-nascidos, com início marcado para o dia 24 de março, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A partir dessa data, a vacina BCG, que protege contra formas graves da tuberculose, será aplicada em todas as maternidades da cidade. Anteriormente, a aplicação era centralizada no Centro de Vacinação e no distrito de Entre Rios, exigindo que os pais se deslocassem com os bebês nos primeiros dias de vida.
Com essa nova medida, o deslocamento desnecessário será evitado, proporcionando mais conforto e segurança para as famílias, além de promover uma importante melhoria nas coberturas vacinais. Ao facilitar o acesso à vacinação logo após o nascimento, o município reforça a proteção dos recém-nascidos e contribui diretamente para a redução da mortalidade infantil, garantindo que a imunização ocorra de forma mais rápida e eficiente. Essa ação faz parte do compromisso da prefeitura com a saúde preventiva e o bem-estar da população de Guarapuava.
O prefeito Denilson Baitala destacou a importância da iniciativa, ressaltando que essa medida está alinhada com seus compromissos de campanha para a redução da mortalidade infantil e ampliação da cobertura vacinal. “Esse é um passo fundamental para garantir que nossas crianças tenham um início de vida mais seguro e protegido. Sempre afirmamos que a saúde preventiva seria prioridade e essa ação é a primeira de muitas na nossa luta contra a mortalidade infantil. A vacinação nas maternidades é uma conquista que trará mais tranquilidade para nossas famílias guarapuavanas”, afirmou Baitala.
O secretário de Saúde, Márcio Brunsfeld, também enfatizou os benefícios da nova estratégia de imunização. “Estamos dando um passo muito importante para garantir mais conforto e segurança aos recém-nascidos e suas famílias aqui em Guarapuava. Essa mudança também vai nos ajudar a melhorar a cobertura vacinal e reforçar a proteção dos nossos pequenos desde os primeiros dias, contribuindo para a diminuição da mortalidade infantil em nossa cidade. É uma grande conquista para Guarapuava e reforça nosso compromisso com a saúde preventiva.”
Marlene Terezinha Borecki, do Departamento de Vigilância em Saúde, explicou a relevância da vacina BCG na proteção contra formas graves da tuberculose. “A vacina BCG é fundamental na prevenção das formas graves da tuberculose, como a meníngea e a miliar. Por isso, é recomendada em dose única, preferencialmente ao nascer. A Secretaria Municipal de Saúde vai implementar a vacinação da BCG em todas as maternidades do município a partir do dia 24 de março para todas as crianças que nascerem em Guarapuava.”
A nova estratégia de vacinação já foi aprovada pelos municípios que compõem a 5ª Regional de Saúde e também pela própria 5ª Regional. O projeto também foi previamente alinhado com as maternidades e clínicas particulares para otimizar sua execução. Como Guarapuava já realiza visitas aos recém-nascidos por meio do programa Mamãe Guará, essa mesma logística será utilizada para a administração da BCG, garantindo que os pais e bebês não precisem mais se deslocar até o Centro Municipal de Imunização para receber a vacina. Com isso, a cobertura vacinal será ampliada, assegurando maior proteção e qualidade de vida para as crianças guarapuavanas.
Essa ação representa um grande avanço para a saúde infantil no município e reforça o compromisso da prefeitura de Guarapuava com a prevenção e o bem-estar da população.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
EM QUADRA Guarapuava recebe Copa Paraná de Vôlei Feminino neste final de semana
Competição inicia nesta sexta-feira (21)
21/03/2025 17h00 -
ORGULHO Escola bilíngue de Guarapuava comemora seu primeiro ano com evento especial
A celebração contou com homenagens e apresentações
21/03/2025 16h10 -
EM OBRASDuplicação da PRC-466 em Guarapuava avança com nova ponte e pista de concreto
Obra na PRC-466 está em andamento entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha, em uma extensão de 11,52 quilômetros
21/03/2025 15h24 -
21 DE MARÇOEscola municipal Dom Bosco de Guarapuava Celebra o Dia da Síndrome de Down com ênfase na Inclusão e Amor
Garantir que cada aluno tenha as mesmas oportunidades de aprendizado e crescimento é uma prioridade da gestão do prefeito Baitala
21/03/2025 14h50 -
MUDANÇARatinho Junior anuncia Leonaldo Paranhos, Rafael Greca e Ulisses Maia como secretários
Os nomes serão oficializados no Diário Oficial nos próximos dias
21/03/2025 14h10 -
FALTOU ÁGUASanepar suspende cobrança de fatura por um mês em Ponta Grossa
As medidas foram autorizadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e definidas em reunião da Diretoria da Sanepar com parlamentares da base
21/03/2025 13h23