AgronegóciosEducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
PROXIMIDADE

Prefeitos de Guarapuava e Rastatt reafirmam parceria estabelecida há 30 anos

Um dos temas da conversa foi sobre política

sexta-feira, 12 de outubro de 2018 - 08:00:00

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, recebeu o prefeito de Rasttat (Alemanha), Hans Jürgen Pütsch, na manhã desSa quinta feira (11 de outubro), no Paço Municipal. A visita faz parte das comemorações pelos 30 anos da assinatura do termo que tornou as duas cidades coirmãs. A iniciativa dos suábios do Danúbio promove o intercâmbio comercial, tecnológico e cultural. "Mais uma vez ficamos honrados e felizes com a vinda da comitiva de Rastatt, confirmando a parceria entre nossas cidades", ressaltou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

É a segunda vez que Guarapuava recebe a visita do prefeito Hans Jürgen Pütsch, empresários e políticos da cidade coirmã. Assim como, em 2013, uma comitiva de Guarapuava esteve na cidade alemã, quando participou da Internationales Stadtfest Rastatt que comemorou os 25 anos da parceria. Hans Jürgen Pütsch, sua esposa, Kersten Pütsch, e de Brigitta Lenhard (líder do partido CDU), além do presidente da Agrária, Jorge Karl, e interpretes, foram recepcionados com o tradicional chimarrão. O vice-prefeito e secretário de Obras e Turismo, Itacir Vezzaro, e o secretário Executivo e de Planejamento, Paulo Dirceu Rosa de Souza, participaram do encontro.

Um dos temas da conversa foi sobre política. Hans Jürgen Pütsch destacou que, diferente do que acontece aqui, em Rastatt, o prefeito pode ser candidato quantas vezes quiser até os 72 anos. Hans se elegeu a primeira vez há 11 anos, sendo prefeito de Rastatt desde então. Após a reunião no Paço Municipal, os prefeitos e visitantes seguiram para a Cidade dos Lagos - Bairro Planejado, onde foram recepcionados pelo empresário Odacir Antonelli.

Em Guarapuava, os visitantes tem uma intensa agenda, como um evento cultural, nesta sexta-feira (12), quando ocorrerá a abertura do primeiro barril de chope, como parte da Festa da Cevada 2018. No sábado (14), tem evento alusivo aos 30 anos da assinatura do ato e, à noite, peixada e baile suábio. A delegação permanecerá em Guarapuava até a próxima segunda-feira (15), seguindo para Santa Catarina. Daqui eles levam livros de fotografias, souvenirs e lembranças de diversos lugares e dos sabores locais. 

COMENTÁRIOS