Prefeito de Guarapuava entrega obras de revitalização do Espaço do Cidadão do Bairro Santana

Durante o evento, o ginásio Zilá Mendes Guiné também foi palco de um intenso campeonato de basquete

26/02/2024 11H33

Nesse domingo (25 de fevereiro), o bairro Santana testemunhou um marco para a comunidade esportiva de Guarapuava com a entrega das obras de revitalização do Ginásio Zilá Mendes Guiné, também conhecido como Espaço do Cidadão. As melhorias visam oferecer aos esportistas um ambiente renovado para suas atividades, promovendo mais qualidade de vida e proporcionando à comunidade um espaço totalmente reestruturado para eventos e atividades.

Durante o evento, o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, assinalou o compromisso do poder público com a infraestrutura municipal. 

“Estou muito feliz por estar aqui neste espaço. Foi construído anos atrás, e nunca foi apenas um ginásio, sempre foi um local para toda a comunidade. Com o tempo, tornou-se a casa do basquete de Guarapuava. Lembrando que em breve teremos a revitalização do (ginásio de esportes) Santa Terezinha, também do campo do Pavão, que será incrível. Além disso, estamos revitalizando praças e investindo em outros projetos. Recentemente visitei o novo Centro do Idoso com um grupo de idosos e está ficando incrível. Vale a pena conferir o que estamos fazendo […]. O esporte é vida, o esporte é saúde. Aproveitemos esta competição para celebrar o esporte e a saúde juntos”, discorreu o prefeito.

As melhorias implementadas no ginásio Zilá Mendes Guiné são significativas e abrangentes. O piso recebeu uma nova pintura com epóxi, garantindo durabilidade e qualidade para a prática esportiva. A parte interna do local também foi renovada, com destaque para uma nova porta de entrada que proporciona acesso direto à arquibancada. Além disso, os banheiros foram reformados, as salas administrativas revitalizadas e foram instalados um placar eletrônico fixo e iluminação em LED em todo o ginásio.

“São melhorias que além de beneficiar os esportistas também promovem a integração e o bem-estar da comunidade. Este ginásio tem uma forte tradição no basquete ao longo dos anos. Eles gostam do piso daqui. Temos as escolinhas de basquete também, e abrimos espaço para outras modalidades como vôlei e futsal. Destaco especialmente nosso compromisso com o projeto Esporte Futuro, oferecendo aulas gratuitas para crianças todo dia”, reiterou o secretário municipal de Esportes e Recreação, Milton Roseira.

O evento de entrega das obras contou com a realização da Copa Guarapuava de Basquete 3×3, organizada pelo Grupo de Amigos Basquete Guarapuava e a Secretaria Municipal de Esportes e Recreação. Com categorias diversificadas, incluindo elite, modalidade inclusiva e feminino, o torneio reuniu atletas de Guarapuava, de municípios vizinhos e até de Santa Catarina.

Leandro Prado, um dos organizadores da Copa, agradeceu o apoio dos envolvidos. “Esta é a terceira vez que estamos realizando isso, mas temos lutado por anos. Quero agradecer aos nossos parceiros e apoiadores de sempre, e também a outras pessoas que se juntaram a nós. É importante reconhecer todos que nos ajudaram. Cada gesto conta”, disse.

Claudinéia Schinemann, pedagoga de 44 anos e atleta amadora de basquete, valorizou a reforma.

“O Basquete feminino de Guarapuava tem uma história muito bonita, e por muito tempo ficou esquecido. Então, esse retorno e a gente ter um ginásio de qualidade, com foco no basquete, com horários para o basquete feminino, é bastante importante para que a gente possa praticar a modalidade”, afirmou. 

João Matheus Camargo é de Pinhão e joga basquete desde os oito anos. Na edição passada da Copa Guarapuava de Basquete 3×3, fez parte da equipe vencedora da competição. Este ano, representando seu Município,  ele destacou a evolução do evento. 

“Sobre o evento, eu creio que teve uma melhora do ano passado pra cá. São mais equipes. E claro, com certeza jogar num ginásio reformado, com toda a estrutura pronta para só chegar e jogar, faz toda a diferença. Eu acho que a estrutura do evento está cada dia melhor e eles merecem os parabéns por isso”, ressaltou.

Para conferir todas as fotos do evento, clique AQUI. 

Deixe seu comentário:

Veja Mais