Prefeito Celso Góes prestigia inauguração da Galeria Lilás que homenageia vereadoras de Guarapuava na Câmara Municipal

Galeria foi proposta da vereadora Bruna Spitzner

01/06/2023 16H24

Em grande noite festiva, o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, participou nessa quarta feira (31 de maio), da inauguração da Galeria Lilás, na câmara municipal.  A Galeria faz parte das comemorações alusivas aos 170 anos do poder legislativo no município, que busca resgatar a história e reconhecer o papel das mulheres na política de Guarapuava ao longo dos anos. Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito ressaltou a importância de reconhecer o trabalho das vereadoras e o impacto positivo que elas tiveram na cidade. Ele enfatizou também, o compromisso de sua administração em promover a igualdade de gênero e garantir que todas as vozes sejam ouvidas e representadas nos espaços de poder.

Apesar da existência da Casa Legislativa por tanto tempo, poucas mulheres tiveram a oportunidade de representar o poder legislativo, e essa galeria vem para valorizar e memorizar a trajetória de cada mulher que esteve à frente do legislativo. Nós estamos comprometidos em promover a igualdade de gênero e criar oportunidades para que todas as mulheres de Guarapuava se envolvam na política de forma ativa. Vamos juntos em direção a uma cidade 50-50 em todas as esferas. Nós acreditamos no potencial de cada mulher e no poder de suas vozes”, discursou Celso. 

Durante a cerimônia de inauguração, a autora do projeto, que deu origem à Galeria Lilás, a vereadora Bruna Spitzner, expressou sua gratidão e emoção diante desta conquista. Ela destacou a importância de promover a igualdade de gênero na política, incentivando a participação feminina e valorizando suas contribuições para o desenvolvimento de Guarapuava. “É mais um marco significativo em nossa cidade, o início de novos tempos, onde o respeito, a representatividade e a igualdade de gênero ganham cada vez mais espaço. Que esta galeria inspire futuras gerações a se envolverem na política e a lutar por seus direitos”, explicou. 

“Guarapuava se orgulha das vereadoras que tiveram a coragem de representar a população e contribuir para o desenvolvimento de nossa cidade. E vamos continuar trabalhando para fortalecer a participação feminina na política e garantir que todas as vozes sejam ouvidas e representadas”, complementou o presidente da câmara, Pedro Moraes. 

A Galeria Lilás conta com fotografias e informações sobre as vereadoras que passaram pela casa ao longo dos anos. Pelos registros, é possível conhecer suas conquistas, lutas e legados deixados para a cidade. “Eu sinto muito orgulho de ter feito parte dessa casa legislativa. É um importante passo que valoriza o papel das mulheres na esfera política e incentiva a busca por igualdade de gênero em todas as áreas da sociedade”, disse a homenageada, a ex- vereadora Nerci Aparecida Guiné. 

“Estou muito emocionada de receber esse reconhecimento hoje. Parabenizo também todas as vereadoras que hoje tiveram a oportunidade de servir a população de Guarapuava. Que essa iniciativa seja uma inspiração para outras mulheres a se envolverem na política e a conquistarem seu espaço de representação”, acrescentou a ex-vereadora e ex-prefeita, Eva Schran de Lima. 

Foram homenageadas e fazem parte da Galeria Lilás, as ex-vereadoras Eva Schran de Lima, Maria José Madu Ribeiro Ribas, Maria Magdalena Nerone, Marli Rosa, Nerci Aparecida Guiné, Neuzi Gonçalves do Nascimento, Carmem Izidoro, Almira Angelucci, Professora Terezinha Daiprai, Professora Bia Neves, Cristiane Aparecida Wainer e Bruna Spitzner.

Deixe seu comentário:

Veja Mais