AgronegóciosEditais - Eleições 2020EducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
DUAS MULHERES

Ponta Grossa volta às urnas neste domingo (29) para eleger a prefeita

É a única do cidade do Paraná onde ocorre o segundo turno nestas eleições

sexta-feira, 27 de novembro de 2020 - 07:33:00

A cidade de Ponta Grossa (Campos Gerais) será a única do Paraná que terá segundo turno nas eleições deste ano. Os 239.611 pessoas voltam às urnas neste domingo (29 de novembro) para uma eleição inédita na cidade, pela primeira vez disputada por duas mulheres: a atual vice-prefeita, Professora Elizabeth (PSD) e a deputada estadual Mabel Canto (PSC). A cidade também é a única do País em que o segundo turno será disputado por duas candidaturas femininas.

No primeiro turno, Mabel Canto teve 61.702 votos, ou 37,27% do total, contra 51.565 votos, ou 31,15% da Professora Elizabeth. A candidata do PSC tem 35 anos, é advogada e radialista e filha do ex-prefeito e ex-deputado estadual Jocelito Canto. Ela está atualmente no primeiro mandato na Assembleia Legislativa. A concorrente do PSD é vice do atual prefeito, Marcelo Rangel, tem 69 anos. Também é empresária, professora aposentada e já foi secretária municipal de Cultura, Turismo e Administração.

A eleição começa às 7 horas e vai até às 17 horas, sendo o horário das 7 horas às 10 horas preferencial para quem tem mais de 60 anos, como aconteceu no primeiro turno. Cerca de 2.400 mesários e mesárias vão atuar em 117 locais de votação, que reúnem 610 seções eleitorais. É preciso respeitar o mesmo protocolo sanitário do primeiro turno, com o uso obrigatório de máscara e distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas.

Brasil

Em todo o País, Eleitores de 57 cidades brasileiras vão decidir, no dia 29, seus prefeitos em 2º turno, o mais curto da história, devido à pandemia de coronavírus. O número corresponde a 60% do total de 95 municípios com mais de 200 mil eleitores onde havia a possibilidade de uma segunda rodada de votação neste ano.

COMENTÁRIOS