Polícia Civil completa 171 anos, acumulando conquistas e resultados
Só neste ano, foram deflagradas 416 operações de repressão ao crime organizado e solucionados 98% dos casos de feminicídios e 80% dos de homicídio
Com a missão de conduzir investigações criminais de forma eficiente e exercer as atribuições de polícia judiciária do Estado, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) celebra, neste sábado (28 de setembro), seus 171 anos de história e de prestação de serviços aos paranaenses.
A data traz números significativos. De janeiro a agosto, foram deflagradas 416 operações de repressão ao crime organizado. Além disso, o índice de solução de feminicídios foi de 98% e o de solução de homicídios foi de 80%, no mesmo período.
INVESTIMENTOS
Nos últimos anos, os investimentos estaduais e o empenho dos policiais fizeram com que a PCPR se tornasse referência nacional. Em 2023, as 161 comarcas do Estado passaram a contar com a presença de delegados e também foram instituídas as 13 Centrais Regionais de Flagrantes, que modernizaram o atendimento à população e otimizaram o uso do efetivo policial.
Em 2022, aconteceu a maior contratação de delegados da história da instituição. Nesse mesmo período, foi lançado o programa PCPR na Comunidade, que já atendeu mais de 207 mil pessoas em situação de vulnerabilidade em 123 municípios paranaenses ao longo de 266 edições.
Em 2021, a instituição deixou de ser responsável pela custódia de presos, permitindo que os policiais se dedicassem exclusivamente às atividades de polícia judiciária. Em 2019, a gestão elaborou e publicou seu planejamento estratégico, definindo como missão tornar a Polícia Civil do Paraná reconhecida nacionalmente pela excelência na investigação criminal.
HISTÓRIA
“Desde a fundação da PCPR, cada policial tem sido fundamental para construir uma instituição que hoje é sinônimo de excelência e profissionalismo. Nosso compromisso é atingir a mais alta excelência técnica, oferecer atendimento verdadeiramente humanizado, aplicar as mais avançadas técnicas de inteligência e combater o crime organizado com eficácia", destaca o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach.
A PCPR nasceu junto com o Estado do Paraná. O decreto que instituiu o cargo de chefe de polícia foi assinado pelo imperador Dom Pedro II em 28 de setembro de 1853, antes mesmo da emancipação que separou o território paranaense de São Paulo, em 19 de dezembro do mesmo ano. Naquela época, a instituição detinha várias funções além das atribuições policiais, como o controle de animais nas ruas e a aplicação de multas.
Hoje, a Polícia Civil é responsável por exercer as atividades investigativas e pelo registro de identificação civil, sendo essencial para a garantia da segurança pública em âmbito estadual. A instituição atua para atender ao interesse público, seguindo padrões éticos e tendo como um de seus deveres a promoção e defesa dos direitos humanos.
"Embora ainda tenhamos desafios pela frente, tenho plena confiança na coragem e na determinação de nossos policiais civis para superá-los e continuar fazendo a diferença na vida dos paranaenses”, completa o delegado-geral.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
ELEIÇÕES 2024Com diferença de 144 votos, Denilson Baitala é eleito prefeito de Guarapuava
Câmara renova sete vereadores
06/10/2024 19h37 -
UTILIDADE PÚBLICAVai faltar água em Guarapuava na terça (8), alerta Sanepar
A previsão é de que o abastecimento normalize a partir das 14 horas, de forma gradativa
06/10/2024 17h04 -
OLHO NO PRAZOInscrições para o Vestibular UTFPR terminam na próxima quarta (8)
Provas também serão realizadas em Guarapuava
06/10/2024 14h50 -
PREPARAÇÃOParóquias da diocese de Guarapuava iniciam visitas missionárias em preparação para o Jubileu de 60 anos
No ano de 2025, a caminhada missionária será norteada pelo tema “Peregrinos da Esperança”
06/10/2024 12h50 -
RECONHECIMENTOProjeto do curso de Administração da Unicentro é premiado na fase estadual do Desafio Liga Jovem
Mais de 49 mil estudantes de todo o país participam desta edição do Desafio Liga Jovem
06/10/2024 10h50 -
ELEIÇÕES 2024Não foi votar? Saiba como justificar ausência
Data limite estabelecida para o primeiro turno é 5 de dezembro
06/10/2024 10h10