Polícia Científica do Paraná ganha reforço de 132 novos técnicos de perícia
Eles foram aprovados no concurso público realizado em 2023 e convocados em dezembro de 2024
A Polícia Científica do Paraná (PCP) ganhou o reforço de 132 novos técnicos de perícia na tarde dessa quarta-feira (7 de maio). Eles deverão compor o efetivo de todo o Estado a partir da próxima sexta (09). Os profissionais foram aprovados no concurso público realizado em 2023 e convocados em dezembro de 2024. A solenidade de formatura do Curso de Formação dos novos Técnicos de Perícia Oficial foi realizada em Curitiba.
“A Polícia Científica, no início da gestão do governador Ratinho Junior, tinha 162 peritos e hoje tem 426, um aumento de 162%. Também eram 84 técnicos e hoje temos 248, aumento de 195%. E já foi autorizada uma previsão para a contratação de mais 70 técnicos e 100 peritos. Isso é evolução e respeito do Governo do Estado para com a Segurança Pública e com a Polícia Científica do Paraná”, disse o secretário da Segurança Pública, Hudson Teixeira.
Os 132 novos técnicos se formam em duas turmas. Na Turma Leonel Letnar Júnior foram 27 técnicos e na Turma Camilla Borges Gazolla, 105 integrantes. Ao todo, o curso durou três meses. Os estudantes tiveram aulas de Introdução à Medicina Legal; Balística Forense; Cadeia de Custódia Interna; Condução Veicular; Atendimento Pré-Hospitalar; Biossegurança; Manuseio de arma de fogo; Técnicas de Necrópsia, entre outras.
“A formação desses novos técnicos representa não apenas um avanço quantitativo, mas, sobretudo, uma elevação qualitativa da nossa capacidade pericial”, afirmou o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki.
“Eles ingressam numa instituição que tem como pilares a ciência, a ética e a verdade e, por isso mesmo, carregam a responsabilidade de transformar evidências em provas com rigor técnico e compromisso com a Justiça. Estamos formando não apenas profissionais, mas técnicos preparados para contribuir com excelência e responsabilidade no fortalecimento da ciência forense no Brasil”, destacou.
Coordenado pela Academia de Ciências Forense (ACF), este foi o primeiro curso para técnicos de perícia da instituição. A Academia atua desde 2019 no ensino, pesquisa e proficiência da Polícia Científica do Paraná, sendo a responsável pela formação técnica, científica e profissional dos Peritos Oficiais e Técnicos de Perícia.
PRESENÇAS
O evento contou também com a presença do diretor da Academia de Ciências Forenses, Alexandre Guilherme de Lara; da diretora do Museu Paranaense de Ciências Forenses, Fabíola Schützenberger Machado; da corregedora da PCP, Joice Malakoski; do diretor de Operações da instituição, Ciro José Cardoso Pimenta; da diretora administrativa da PCP, Tatiane Aparecida Wolf Prussak; do diretor-adjunto da Polícia Penal, Mauricio Ferracini; do diretor de Ensino da Polícia Militar do Paraná, coronel Marco Antonio da Silva; e do representante da Escola Superior de Bombeiro Militar, o major Alexandre Mançano Cavalca.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
ORGULHO Partitura original do Hino de Guarapuava é entregue ao município e será exposta no Museu Visconde de Guarapuava
Entrega ocorreu na tarde desta quinta-feira (15)
15/05/2025 17h24 -
EM OBRAS Prefeitura de Guarapuava inicia nesta quinta (15) reforma nos banheiros do Terminal Estação da Fonte
Reformas nos banheiros do terminal simboliza avanço na valorização dos espaços públicos em áreas de grande circulação
15/05/2025 17h15 -
CONSCIENTIZAÇÃOEm Guarapuava, equipes da Energisa visitam escola para conscientizar sobre os riscos da eletricidade
A criançada ainda foi para casa com uma missão: compartilhar com os adultos outras orientações de segurança
15/05/2025 17h01 -
ATENDIMENTOConcessionária de pedágio inicia prestação de serviços nesta sexta (15) na região de Guarapuava
Os serviços de socorro médico e mecânico podem ser acionados pelo número de emergência 0800 277 0163
15/05/2025 16h12 -
DESAFIOPaola Fogaça assume a Gerência da Agência do Trabalhador de Pinhão
Conheça a equipe da Agência do Trabalhador
15/05/2025 15h49 -
ALERTAINSS alerta população sobre perfil falso em rede social
Dados sobre descontos devem ser consultados no aplicativo ou no 135
15/05/2025 15h23