Plataforma criada no Paraná oferece consultas médicas em até dez minutos
A plataforma pode ser acessada por meio de um site, que permite a prestação de serviços de saúde à distância, conectando profissionais de saúde a pacientes

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) iniciou em abril a oferta de uma nova tecnologia digital de telemedicina. Trata-se do Conecta Saúde, que busca mpliar o acesso aos cuidados de saúde para a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), com consultas disponíveis em até dez minutos. Municípios e estados interessados poderão desembolsar apenas R$ 1,95 por habitante para utilizar os serviços a plataforma digital.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias do Paraná (AEN-PR), a plataforma de Telemedicina do Tecpar combina tecnologia e prática assistencial para ampliar o acesso a atendimentos médicos qualificados, com segurança e agilidade para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Há módulos de teleconsulta, prontuário eletrônico e monitoramento remoto. Além das funcionalidades clínicas, operacionais e analíticas, o sistema permite a comunicação integrada com diferentes sistemas, dispositivos, aplicações ou organizações.
O diretor-presidente do Tecpar, Eduardo Marafon, disse que a plataforma é voltada a prefeituras e estados que buscam fortalecer a oferta de profissionais da saúde em localidades hoje pouco atendidas, como uma opção de primeiro atendimento e de acesso a especialistas com foco em reduzir a fila de espera por esses médicos. “Vários locais não contam com a oferta de médicos em quantidade e na necessidade de suas populações. O Tecpar agora passa a ofertar essa plataforma, que pode ser contratada por municípios e estados que queiram ampliar o acesso à saúde pública”.
A primeira cidade a contratar o serviço de telemedicina foi Bocaiúva do Sul, município de economia agrícola da Região Metropolitana de Curitiba com pouco mais de 13 mil habitantes.
CONECTA SAÚDE
A plataforma pode ser acessada por meio de um site, que permite a prestação de serviços de saúde à distância, conectando profissionais de saúde a pacientes. Ela contempla funcionalidades clínicas, operacionais e analíticas, facilitando consultas médicas remotas (teleconsulta), diagnósticos, prescrições digitais, monitoramento e prontuário eletrônico.
Na prática, a população poderá contar com atendimento médico virtual 24 horas por dia, sete dias por semana; consultas ilimitadas pelo celular diretamente em uma Unidade de Saúde ou conforme estratégia estabelecida junto ao município; emissão de receitas digitais; pronto atendimento com clínico geral, pediatra e médico da família, com foco para resolução rápida de emergências e dúvidas em saúde; e atendimento humanizado para crianças, idosos e adultos.
SUS DIGITAL
As informações geradas na plataforma do Tecpar por meio dos atendimentos estarão integradas ao “Meu SUS Digital”, aplicativo oficial do Ministério da Saúde que dá acesso aos serviços do SUS de forma digital. “Dessa forma estamos contribuindo com a meta do Paraná em ampliar o programa Saúde Digital, permitindo que a população tenha acesso à Atenção Primária da Saúde com apenas um click no celular”, destaca o diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar, Lanes Randal Prates Marques.
Como laboratório público oficial, o Tecpar atua na pesquisa, desenvolvimento, produção e distribuição de produtos ou serviços de interesse do SUS e do Ministério da Saúde, com papel estratégico no Complexo Econômico e Industrial da Saúde no Brasil, integrando a rede de laboratórios públicos.
Veja Mais
-
REFERÊNCIAParaná se consolida como referência em modernização rodoviária com modelagem digital
Adoção da metodologia BIM em projetos do DER-PR garante maior precisão orçamentária, transparência e eficiência em obras de duplicação e restauração de pavimentos
20/06/2026 17h00 -
SAÚDEDiagnóstico precoce é a principal arma contra o melanoma, tipo mais agressivo de câncer de pele
Junho Preto alerta para o tipo mais agressivo de câncer de pele e reforça a importância da prevenção, do acompanhamento especializado e da atenção aos sinais da doença
20/06/2026 15h23 -
ADIADA 29ª edição da Arrecadação Solidária é adiada para o próximo sábado (27) em Guarapuava
Ação foi transferida devido à previsão de chuva durante todo o dia neste sábado (20), visando garantir maior participação da população e melhor aproveitamento das arrecadações
20/06/2026 14h50 -
LAMENTOSistema FAEP lamenta decisão da ANTT que impede o cultivo agrícola na faixa de domínio
No Paraná, produtores rurais as utilizam de maneira regularizada e com o aval da própria agência nacional
20/06/2026 13h23 -
TATIANE SPITZNERViolência contra a mulher: Estado mobiliza municípios para a 4ª Caminhada do Meio-Dia; ato ocorre no dia 22 de julho
A mobilização marca o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído em memória da advogada Tatiane Spitzner, vítima de feminicídio em 2018, em Guarapuava
20/06/2026 12h50 -
RECOLHIMENTOAnvisa determina recolhimento de todos os suplementos da Sanibras
Inspeção sanitária constatou graves falhas de fabricação de suplementos alimentares
20/06/2026 12h02


