Pitanga regista morte de macaco por febre amarela

Piên e Rebouças também registraram mortes deste animal

12/03/2020 15H00

A Secretaria da Saúde do Paraná confirmou nessa quarta feira (11de março) três novos casos de macacos mortos por infecção do vírus da febre amarela. Um deles em Pitanga, outro em  Piên e Rebouças.

“Os casos de morte de macacos sinalizam a presença do vírus da doença na região e alertam para a necessidade de se tomar a vacina. A Secretaria da Saúde orienta a população sobre a importância de estar imunizado contra a febre amarela”, afirmou o secretário da Saúde, Beto Preto. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde. A dose é única e a pessoa fica protegida para toda a vida.

BALANÇO

O Paraná registra desde 1º de julho até agora, 672 notificações de mortes de macaco, sendo que destas 117 foram confirmadas, 199 estão sendo investigadas, 295 aconteceram por causas indeterminadas e outras 61 foram descartadas para a febre amarela. O Paraná não apresenta casos humanos de febre amarela no período. Até o momento são 95 notificações, sendo 82 já descartadas e 13 que seguem em investigação.

VACINA

O público-alvo para vacinação da febre amarela é dos nove meses de vida até 59 anos. Desde 2018, todos os municípios do Estado passaram a ser área com recomendação vacinal contra a febre amarela. A partir de janeiro deste ano, o Ministério da Saúde recomenda reforço vacinal para as crianças aos quatro anos de idade.

(Foto: Divulgação/SesaPR)

Deixe seu comentário:

Veja Mais