Pesquisa sobre nutrição e hábitos alimentares traça perfil da saúde das crianças em Guarapuava

O resultado da pesquisa será divulgado em 2020 e servirá como guia para novas políticas públicas voltadas à alimentação infantil

24/05/2019 10H50

Guarapuava está entre os 123 municípios brasileiros que participam do Enani (Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil), um estudo que avalia as práticas de aleitamento materno e consumo alimentar de crianças menores de cinco anos. Na cidade, o projeto teve início nesta semana e envolverá os bairros Trianon, Alto Cascavel, Conradinho e Boqueirão, visitando 50 casas nesses locais.

Os pesquisadores irão analisar os hábitos alimentares, principalmente a alimentação das últimas 24 horas, peso e altura das crianças e das mamães, além de coletar amostras de sangue. O trabalho, feito de forma voluntária e gratuita, contará com duas visitas em cada residência. “A participação das crianças é muito importante, pois a pesquisa identifica como está a saúde delas, de uma forma geral, e como está a alimentação infantil, considerando a presença de nutrientes e vitaminas, para evitar problemas futuros”, ressaltou a coordenadora da Divisão de Programas Estratégicos da Secretaria de Saúde de Guarapuava, Fernanda Dal’ Maz. As visitas no município estão previstas até julho.

O estudo é coordenado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e percorre o país. “Nosso intuito é fazer um mapeamento nacional sobre a atual situação alimentar das crianças em diferentes cidades. Vamos percorrer mais de 120 municípios brasileiros, escolhidos de forma aleatória, envolvendo mais de 15 mil crianças do país”, explicou o pesquisador da UFRJ e coordenador nacional do Enani, Gilberto Kac.

No Paraná, além de Guarapuava, as cidades de Araucária, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Pinhais, Ponta Grossa e São José dos Pinhais também participam do estudo, que coletará 1.200 amostras no Estado. O resultado da pesquisa será divulgado em 2020 e servirá como guia para novas políticas públicas voltadas à alimentação infantil.

(Imagem ilustrativa)

Deixe seu comentário:

Veja Mais