Pesquisa revela aumento de transtornos psiquiátricos após covid-19
Estudo da USP avaliou 425 adultos de seis a nove meses após a alta
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Um estudo feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que pessoas que tiveram covid-19 de forma moderada ou grave passaram a registrar maior incidência de transtornos psiquiátricos após a contaminação. O artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica General Hospital Psychiatry.
Foram avaliados 425 adultos, depois de seis a nove meses da alta hospitalar por causa da covid-19. Todos foram pacientes internados no Hospital das Clínicas da USP por pelo menos 24 horas, entre março e setembro de 2020. Aqueles que precisaram de tratamento em unidade de terapia intensiva (UTI) foram considerados casos graves e os demais, moderados. Os pacientes foram submetidos a entrevista psiquiátrica estruturada, testes psicométricos e bateria cognitiva.
De acordo com o estudo, a prevalência de transtorno mental comum neste grupo de pacientes pós-covid foi 32,2%, maior do que o relatado na população geral brasileira (26,8%). Quanto ao diagnóstico de depressão, houve prevalência de 8%, superior ao da população geral brasileira (em torno de 4% e 5%). Transtornos de ansiedade generalizada estavam presentes em 14,1%, resultado também superior à prevalência na população geral brasileira (9,9%).
Segundo a pesquisa, os resultados psiquiátricos não foram associados a nenhuma variável clínica relacionada à gravidade da doença em fase aguda, ou seja, não foram mais preponderantes naqueles pacientes que apresentaram grau de inflamação maior, por exemplo.
“Os comprometimentos psiquiátricos e cognitivos observados a longo prazo após covid-19 moderada ou grave podem ser vistos como uma expressão dos efeitos do SARS-CoV-2 na homeostase [equilíbrio] cerebral ou uma representação de manifestações psiquiátricas inespecíficas secundárias à diminuição do estado geral de saúde”, diz o texto da pesquisa, que tem Rodolfo Damiano, médico residente do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP como primeiro autor.
Os resultados da pesquisa, que contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), podem ser vistos aqui.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
UTILIDADE PÚBLICANesta quinta (16) vai faltar água em Guarapuava; veja onde
A previsão é a de que a normalização no fornecimento de água ocorra gradativamente a partir das 17h
15/01/2025 17h00 -
BORA NADAR?Tia Miriam Natação já está de volta! Bora nadar na melhor escola de natação da região
Que tal praticar natação, o esporte mais completo?
15/01/2025 16h32 -
LIBERADONovos prefeitos podem obter Certidão Liberatória do Tribunal de Contas mesmo com pendências
Essa medida está disponível somente para novos prefeitos, ou seja, exceto para casos de reeleição
15/01/2025 16h06 -
SEM COBRANÇAGoverno estuda medidas criminais contra fake news sobre fiscalização de transações por Pix
O Governo envolveu a AGU para tomar previdências judiciais contra propagadores de informações falsas sobre o tema
15/01/2025 15h21 -
EM ALTARegião de Guarapuava registra 4.180 admissões em novembro, segundo Caged
Guarapuava foi a cidade que mais contratou com 2.447 admissões no período
15/01/2025 14h50 -
ALERTA Prefeitura de Guarapuava reforça a importância da limpeza de terrenos para evitar multas e combater a dengue
Multas podem chegar a R$ 800 para donos de terrenos sem manutenção adequada
15/01/2025 14h10