Pesquisa com 45 mil profissionais da educação mostra percepções positivas na rede estadual
Resultado mostra resultados positivos em relação ao ambiente escolar e à motivação dos profissionais

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, (Seed-PR) ouviu mais de 45 mil profissionais da rede estadual de educação na pesquisa "Fala, Professor!". A Iniciativa busca compreender as percepções, desafios e sugestões de professores, pedagogos e diretores sobre o cotidiano escolar. A consulta foi realizada em todas as regiões do Estado e reuniu mais de 3 milhões de respostas em diferentes temas relacionados à prática pedagógica e ao ambiente escolar.
Os resultados serão utilizados pela Secretaria da Educação para planejar ações pedagógicas, fortalecer a gestão escolar e aprimorar programas de formação continuada, além de orientar decisões estratégicas para a rede estadual. O levantamento analisou quatro grandes eixos: valorização e reconhecimento profissional, relação entre professor e estudante, gestão escolar e infraestrutura das escolas, com o objetivo de orientar políticas públicas e aperfeiçoar ações da rede estadual de ensino.
Entre os resultados, a pesquisa mostra um cenário positivo em relação ao ambiente escolar e à motivação dos profissionais. Oito em cada dez professores afirmam se sentir motivados para realizar o trabalho em sala de aula, enquanto entre pedagogos o índice chega a 89% e, entre diretores, ultrapassa 98%.
Outro destaque é a avaliação sobre a estrutura e os recursos disponíveis nas escolas da rede estadual. Entre os professores, 81,4% afirmam não ter dificuldade ou ter dificuldade baixa para utilizar recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas, indicando boa disponibilidade de ferramentas digitais no cotidiano escolar.
Na avaliação da infraestrutura os índices também são positivos. Utilizando uma escala de 1 a 10, foram atribuídas notas maiores ou iguais a 8 por 80% dos professores no quesito organização do acesso às escolas e por 68% para as condições físicas das salas para desenvolvimento das aulas. A mesma pontuação foi atribuída por 71% dos docentes para os laboratórios de informática e espaços digitais – 77% dos professores afirmaram perceber melhoria na conectividade das escolas nos últimos dois anos.
Para 93% dos pedagogos, houve aumento na disponibilidade de tecnologias de apoio ao trabalho docente, situação também apontada por 97% dos diretores. Esses resultados indicam que conectividade, equipamentos e estrutura física contribuem para o planejamento das aulas e para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.
"A escola pública do Paraná só evolui quando ouvimos quem está todos os dias na sala de aula", afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. "O 'Fala, Professor!' é uma ferramenta importante para entender a realidade das escolas, valorizar o trabalho dos nossos profissionais e orientar as políticas educacionais com base em dados e experiências reais da rede”, afirma.
DESAFIOS
O levantamento também avaliou os principais desafios enfrentados pelos profissionais da educação no dia a dia escolar. Entre os professores, 67% apontam que falta comprometimento de uma parcela dos estudantes com aprendizagem, enquanto 53% mencionam ausência de participação da família – considerado o aspecto mais importante para manter o engajamento dos alunos por 32% dos docentes, entre outros seis sugeridos.
Já dificuldades de aprendizagem entre os estudantes são citadas como principal desafio por 47% dos professores. Os dados ajudam a orientar políticas públicas e ações voltadas ao fortalecimento do clima escolar, da convivência e da segurança no ambiente educacional, apoiando professores, pedagogos e diretores nas ações para melhoria da aprendizagem dos estudantes.
A pesquisa também levantou percepções dos profissionais sobre o clima escolar e situações que impactam o cotidiano das escolas, incluindo episódios de violência. Os dados indicam que a mediação de conflitos não aparece como uma dificuldade elevada para a maioria dos entrevistados: 84% dos professores indicaram ter baixa ou nenhuma dificuldade na mediação de conflitos em sala de aula e 31% dos pedagogos não apresentam dificuldade nesse aspecto.
Entre os diretores, responsáveis pela gestão escolar, o cenário também aponta predominância de avaliações positivas. 54% consideram a mediação de conflitos como uma dificuldade baixa e 32% afirmam não enfrentar dificuldades nesse processo, indicando que grande parte das escolas consegue lidar com situações de convivência por meio de ações pedagógicas e de gestão escolar.
Para a Seed-PR, os resultados também ajudam a identificar boas práticas e orientar investimentos em formação, infraestrutura e tecnologia educacional. “Os dados mostram que temos uma rede engajada e comprometida com a aprendizagem. Ao mesmo tempo, indicam caminhos para continuar avançando na valorização dos profissionais e na melhoria das condições de ensino”, acrescenta o Roni Miranda.
Veja Mais
-
ELEIÇÕES 2026Artagão Júnior cumpre agenda de reuniões e visitas em Guarapuava
A agenda integra a programação de campanha de Artagão Júnior, que busca a reeleição para a Assembleia Legislativa do Paraná
10/09/2026 13h23 -
BORA PARTICIPAR!Endurinho aproxima crianças do Enduro Equestre e incentiva formação de novos atletas em Guarapuava
Atividade gratuita e aberta à comunidade será realizada durante a etapa paranaense da modalidade, em Guarapuava
10/09/2026 12h50 -
OLHO NO FUTURO!Unicentro sedia capacitação gratuita sobre inteligência artificial
“Capacita+: construa com o Gemini” será realizado na manhã do dia 25 de setembro, no Câmpus Cedeteg
10/09/2026 12h02 -
PROGRAMARPrefeitura de Guarapuava reúne instituições para alinhar ações do Outubro Rosa em Guarapuava
Encontro reuniu mais de 40 instituições e iniciou a construção conjunta da programação que será realizada em outubro
10/09/2026 11h23 -
FÉ!Uma graça por intercessão de Nossa Senhora de Belém e uma missão que chegou à Suíça
A história é de Cirlene Bernardim, paroquiana da Catedral Nossa Senhora de Belém e participante ativa da comunidade
10/09/2026 10h50 -
OLHO NO CLIMA!Paraná é atingido por dois tornados em menos de oito horas; Simepar confirma fenômenos
Fenômenos foram registrados em Francisco Alves e Espigão Alto do Iguaçu entre o fim da tarde de quarta-feira (9) e a madrugada desta quinta (10)
10/09/2026 10h10


