Pequenos Autores celebra literatura na infância com Noite de Autógrafos em Guarapuava
Projeto do CMEI Emília Dominico chega à sexta edição e transforma crianças de 1 a 3 anos em protagonistas na criação de seus próprios livros
Foto: Secom
Uma noite especial, marcada por histórias, descobertas e muito orgulho. O Teatro Municipal Marina Karam Primak, em Guarapuava, recebeu, nessa terça-feira (8 de setembro de 2026), a Noite de Autógrafos do projeto Pequenos Autores, desenvolvido pelo CMEI Emília Dominico.
Em sua sexta edição, a iniciativa valoriza o contato com a literatura desde os primeiros anos da educação infantil e envolve crianças, profissionais da educação e famílias em uma experiência que se estende ao longo de todo o ano letivo.
O projeto tem como proposta fazer com que as crianças sejam protagonistas na construção de suas próprias histórias. A partir de um tema escolhido por cada turma, são desenvolvidas atividades e sequências didáticas que integram diferentes áreas do conhecimento até a produção do livro, que foi entregue às famílias durante a noite de autógrafos.
De acordo com a diretora do CMEI Emília Dominico, Andressa Antunes de Oliveira, o projeto busca despertar o gosto pela leitura desde os primeiros anos de vida. “É um projeto que é o orgulho do CMEI Emília porque desenvolve o gosto pela leitura, pela literatura desde os primeiros anos de vida da criança, desde os primeiros anos escolares”, destacou.
Neste ano, o tema escolhido foi cinema, permitindo que cada turma explorasse diferentes histórias e personagens de acordo com os interesses das crianças. Entre os trabalhos desenvolvidos estão propostas inspiradas nos filmes do Shrek e Nemo.
Segundo Andressa, a escolha dos temas serve como ponto de partida para uma série de experiências pedagógicas. No trabalho inspirado em Shrek, por exemplo, as crianças conheceram elementos relacionados ao pântano e à natureza.
Já a turma que trabalhou com Nemo explorou o universo marinho, incluindo questões relacionadas ao cuidado com os oceanos e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Eles trabalham durante o ano todas as sequências didáticas, o futuro em pequenas mãos, tudo através do tema do livro, e fazem esse fechamento hoje, na Noite de Autógrafos”, explicou a diretora.
Além de celebrar o trabalho realizado pelas crianças, a noite também aproxima as famílias do cotidiano vivido no CMEI. Para os pais Lauro Felipe Tyski e Luciane Santos, acompanhar a participação da filha, Laura, no projeto é motivo de orgulho e permite perceber de perto sua evolução.
Lauro destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento da filha e o trabalho realizado pelos profissionais do CMEI. “Esse trabalho é muito importante para o desenvolvimento da criança em si. A nossa filha evoluiu muito nesse tempo no CMEI. Os professores são muito atenciosos, prestativos. É um trabalho que agrega bastante no desenvolvimento pessoal dela, junto com os colegas e tudo mais, na comunidade em si. Foi bem vantajoso para ela”, afirmou.
Para Luciane, a Noite de Autógrafos é também uma oportunidade de conhecer um pouco mais da vivência da filha durante o período em que está no CMEI. “Eu acho maravilhoso, porque é um pouco da vivência dela no CMEI. Como a gente não pode estar direto com eles, é uma maneira de acompanhar o dia a dia deles no CMEI”, contou.
A mãe também revelou a expectativa da filha para o momento. “Ela fica ansiosa esperando. Para ela, essa noite é a melhor noite da vida dela. E para nós também, né? É muito satisfatório estar aqui e ver todo o trabalho que é feito no CMEI”, disse.
O pai, Lauro, ainda ressaltou a evolução de Laura ao longo das edições do projeto das quais participou. “A gente vê uma evolução dela desde a primeira edição que ela participou para essa edição de agora. Você vê o quanto desenvolveu, o quanto foi gratificante o trabalho feito com ela ali no CMEI”, completou.
Ao final da noite, além de vivenciarem o momento de autógrafo, as crianças puderam levar para casa um exemplar produzido ao longo do ano. Mais do que um livro, a publicação representa o resultado de um processo de aprendizagem construído com criatividade, participação e incentivo à leitura desde a primeira infância.
(Com assessoria)
Veja Mais
-
NA SORTE!Aposta em Guarapuava fatura R$ 1,1 mil na Mega dessa terça (8); prêmio principal saltou para R$ 76 milhões
Próximo sorteio ocorre nesta quinta (10)
09/09/2026 10h50 -
NOVOAnvisa aprova genéricos de medicamentos contra diabetes e obesidade
Liraglutida é o princípio ativo de canetas vendidas no mercado
09/09/2026 09h41 -
LUTOEx-deputado Gernote Kirinus morre em Curitiba aos 78 anos
O ato de cremação foi agendado para esta quarta-feira (9), às 16h30, no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré
09/09/2026 09h10 -
OLHO NO PRAZO!Atenção, idosos de Guarapuava: inscrições estão abertas e prazo termina em poucos dias
Quem fez a pré-inscrição precisa confirmar a matrícula até 18 de setembro; atividades começam no dia 21 e vagas são limitadas
09/09/2026 08h50 -
FILHO AMEAÇA O PAI!“Vou te matar”: discussão em família termina em ameaça e mobiliza a Polícia Militar em Guarapuava
Homem de 62 anos relatou ter sido ameaçado pelo próprio filho, de 31, durante um episódio de alteração de comportamento; suspeito deixou o local antes da chegada dos policiais
09/09/2026 08h05 -
PM EM AÇÃO!Adolescente é assaltado no Centro de Guarapuava; dois suspeitos acabam presos
Crime aconteceu em plena tarde, próximo ao Senac; segundo a polícia, aparelho foi localizado posteriormente com uma mulher de 24 anos
09/09/2026 07h27


