AgronegóciosEducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
QUALIDADE

Peixe da agricultura familiar complementa merenda escolar da Rede Municipal de Guarapuava

A alimentação escolar municipal é coordenada pelas Secretaria de Educação e Cultura em parceria com a Secretaria de Agricultura

terça-feira, 8 de outubro de 2019 - 15:00:00

A boa educação também é garantida com uma alimentação saudável. Pensando nisso, os alunos da rede municipal de ensino de Guarapuava receberam como parte do cardápio um alimento bastante nutritivo: o peixe tilápia. Além de estimular o paladar, o peixe é adquirido através da produção da agricultura familiar, da Secretaria de Agricultura. “Cerca de 50% do cardápio das crianças vem da agricultura familiar, como grande parte das hortaliças e alguns alimentos perecíveis. Assim vemos uma importância muito grande em incentivar estas parcerias, além dos alimentos serem mais frescos, a proposta também alavanca a economia, diversificando a produção. A merenda escolar faz parte da educação alimentar, e temos a função de ensinar o paladar das crianças com diversos alimentos”, declarou a nutricionista e diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Laura Maria Iatskiu Vasconcelos.

O peixe ao molho foi servido aos 18 mil alunos da rede de ensino de Guarapuava, que de acordo com a política de nutrição, o alimento oferecido deve cumprir requisitos para manter a alimentação saudável, como não ser frito e ser sem espinha. “Entendemos que o cardápio que servimos para eles é uma formação de hábitos alimentares na infância, quanto mais saudável melhor”, reforçou a diretora.

A iniciativa faz parte de um teste de aceitabilidade realizado pelo Departamento de Nutrição para montagem do cardápio semanal. Para avaliar se um prato foi bem recebido pelas crianças, a pontuação deve ser acima de 85% de satisfação. Além disso, restos e sobras limpas também são avaliados.

Para a aluna do Infantil 5, da Escola Municipal Dirce Terezinha Jaeger, Giovana Correia de Lima, as refeições na escola são sempre saborosas. “Eu sempre como na escola, eu gostei hoje do peixe, nunca tinha comido assim”, declarou.

Todas as refeições oferecidas na rede municipal compreendem a lei federal que prevê a porcentagem nutricional das crianças, sendo 30% nos períodos parciais e no período integral, 70%. Em Guarapuava, os cardápios são montados respeitando a critérios para o desenvolvimento das crianças, como faixa etária, hábito alimentar regional e sazonalidade dos produtos. Preparados semanalmente, as escolas oferecem alimentação de acordo com os turnos atendidos, sendo período integral ou parcial, e especial para os CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil).

A alimentação escolar municipal é coordenada pelas Secretaria de Educação e Cultura em parceria com a Secretaria de Agricultura.

COMENTÁRIOS