Paraná terá frio fora de época, com temperaturas próximas de 3°C

Avanço de uma massa de ar frio deve provocar queda nas temperaturas durante o fim de semana e o início da próxima semana

15/10/2026 07H37

Uma massa de ar frio deve provocar uma queda acentuada nas temperaturas do Paraná nos próximos dias, trazendo de volta o frio em plena primavera. A previsão indica que os termômetros podem chegar aos 3°C em municípios do Sul do estado, entre o fim de semana e o início da próxima semana.

De acordo com a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a mudança nas condições do tempo será mais perceptível nas cidades da região Sul, onde as temperaturas mínimas devem atingir valores típicos do inverno, apesar de outubro já marcar a segunda metade da primavera.

O resfriamento está previsto para ocorrer entre sábado (17 de outubro de 2026) e segunda-feira (19), período em que algumas cidades paranaenses poderão registrar temperaturas abaixo dos 5°C. Nas demais regiões, o frio também deve ser sentido, mas com menor intensidade.

Quais cidades do Paraná terão mais frio

Entre os municípios com previsão de temperaturas mais baixas está General Carneiro, no Sul do Paraná. Segundo o Simepar, os termômetros devem registrar mínimas que variam entre 8°C e 3°C de sábado (17) até segunda-feira (19).

Em Palmas, também na região Sul, a previsão aponta temperaturas mínimas entre 8°C e 4°C durante o mesmo período. Os valores colocam os dois municípios entre os locais com maior intensidade de frio prevista para os próximos dias.

Em Curitiba, a previsão indica temperaturas mais amenas durante o fim de semana e o início da próxima semana. Entre sábado (17) e segunda-feira (19), as mínimas devem oscilar entre 11°C e 9°C, conforme os dados do Simepar.

Nas demais regiões do Paraná, a tendência também é de temperaturas amenas, mas sem a mesma intensidade de resfriamento prevista para os municípios do Sul.

Ciclone atua no Paraná antes do frio

A formação de um ciclone extratropical associado a uma frente fria deve provocar uma mudança nas condições do tempo no Paraná entre quinta-feira (15) e sexta-feira (16). O fenômeno, que se desenvolve na Região Sul do Brasil, aumenta o risco de tempestades, rajadas de vento de até 100 km/h e queda de granizo em diferentes regiões do estado.

Diante da previsão de temporais, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas amarelo e laranja para o Paraná, válidos até quinta-feira (15). Os avisos indicam possibilidade de chuva intensa, ventos fortes, alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Além das tempestades, a passagem da frente fria deve provocar queda nas temperaturas a partir de quinta-feira (15). Com a mudança, as máximas previstas para o Paraná ficam entre 17°C e 24°C.

(Com Bem Paraná)


Veja Mais