Paraná está em alerta de perigo para chuvas intensas nesta quinta (11)

O dia deve ser chuvoso na maioria das regiões paranaenses, com risco de tempestade

11/07/2024 07H37

O Paraná está em alerta para chuvas intensas nesta quinta-feira (11 de julho). O alerta foi emitido pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) a abrange principalmente a metade Sul do Estado. Instáveis, as condições do tempo são favoráveis para tempestades.

Conforme o órgão nacional, ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, o alerta de “perigo potencial” é válido até o fim da manhã de hoje.

As áreas afetadas pode receber acumulados de chuva expressivos, entre 20 e 30 mm, podendo chegar a até 50 mm em alguns municípios, além de ventos intensos, de até 60 km/h.

Embora baixo, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Foto: Reprodução/INMET

Os municípios que devem receber os maiores volumes de chuva estão o Oeste até a Região Metropolitana de Curitiba, seguindo pela área Central, Sudoeste, Noroeste e parte do Norte paranaense.

O Simepar também alerta para a possibilidade de chuva forte em diversos setores do Paraná. A condição ocorre em função da passagem de uma nova frente fria sobre o oceano.

“Quinta-feira de tempo instável na maior parte do Estado. A passagem de uma frente fria sobre o oceano, associado ao ingresso de umidade das regiões mais ao Norte, favorece a formação de áreas de instabilidade no Paraná. O dia amanhece com chuvas em boa parte da metade Sul paranaense, condição que permanece ao longo de todo o dia. O volume de precipitação pode ser expressivo e não se descarta a ocorrência de tempestades em algumas cidades”, explica o meteorologista do Simepar, Samuel Braun.

Guarapuava amanheceu com chuva e temperatura na casa dos 8º C. Os termômetros variam entre 5º e 14º hoje na cidade.

Deixe seu comentário:

Veja Mais