Paraná é o primeiro a estabelecer testagem em instituições para idosos

Testes serão feitos nas Instituições de Longa Permanência para Idosos. Iniciativa abrangerá cerca de 350 instituições, com aproximadamente 10 mil idosos e 6 mil profissionais

08/07/2020 17H00

A Secretaria da Saúde do Paraná enviou nesta quarta feira (08 de julho) circular às 22 Regionais de Saúde com orientações para a implementação das medidas de prevenção, controle e testagem para Covid-19 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

O Paraná foi o primeiro estado a anunciar o plano para a implantação da testagem nas instituições de longa permanência em todos os municípios do estado. O anúncio foi feito em reunião do COE – Centro de Operações em Emergências, no dia 23 de junho, com a aprovação de Nota Orientativa (41/2020), elaborada em conformidade com as regras da Anvisa e Ministério da Saúde.

A testagem abrangerá cerca de 350 instituições públicas, filantrópicas e privadas, que abrigam aproximadamente 10 mil idosos e que têm perto de 6 mil profissionais atuando diariamente.

“As ILPIs, chamadas anteriormente de asilos, recebem pessoas consideradas com saúde frágil ou em risco de fragilização, que apresentam necessidades complexas e maior risco para contrair infecções.  Por isso nossa atenção especial e recomendação para a testagem em todo Estado”, explicou o secretário da Saúde, Beto Preto.

ORIENTAÇÃO – Ele explicou que as Regionais de Saúde estão sendo orientadas a solicitarem o material para os exames de RT-PCR junto à Secretaria da Saúde, de acordo com as necessidades de cada município. “Muitas Regionais já têm este material e estão distribuindo para os municípios que podem iniciar a testagem. Nosso objetivo é identificar precocemente idosos e trabalhadores portadores da doença”, afirmou Beto Preto.

O Ministério Público também tem orientado a testagem dos idosos que residem nas instituições, principalmente em cidades onde já foram registradas contaminações.

MEDIDAS - A diretora da Divisão de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, lembra que idosos institucionalizados representam um alvo para a infecção pelo SARS-CoV-2, com altas taxas de mortalidade.

“Este monitoramento é fundamental. Deve abranger os trabalhadores e ser feito com periodicidade.Esta é a proposta do Estado do Paraná”, explicou Maria Goretti.

Ela acrescenta que não basta apenas a testagem, mas que é preciso, concomitantemente, implantar medidas de isolamento por 14 dias ou transferência dos idosos residentes infectados para serviço indicado pelo município. “Funcionários com infecção devem ser afastados. As ILPIs devem, ainda, manter rigorosamente as demais medidas preventivas, como uso de máscaras e de álcool gel por todos que circulam nas áreas da instituição e limpeza e higienização de todos os ambientes”, afirma Maria Goretti.

IDOSO – A Atenção à Saúde do Idoso é área prioritária no Plano de Governo do Paraná, que tem a quinta  maior população idosa do país, com um contingente de 1,7 milhão,  informa a diretora.

Ela explica que o Estado definiu, inclusive, o idoso como tema do PlanificaSUS, projeto proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que visa adoção de modelos de Atenção às Condições Crônicas. O Modelo de Atenção do Paraná vem sendo implantado desde o ano passado, no município de Irati.

AÇÕES - Entre outras ações voltadas para a saúde do idoso, a Secretaria realiza o projeto Envelhecer com Saúde, com um ciclo de videoconferências coordenado pela Divisão da Saúde do Idoso e que conta com a participação de profissionais da área, de todo Estado. Neste período de pandemia, os vídeos tratam do tema O idoso e a Covid-19.

Na quarta videoconferência do ciclo, realizada terça-feira (07), o consultor do Conass, Edgard Nunes de Mora, destacou o Paraná por manter a Saúde do Idoso como prioridade na gestão.

“Temos participado e acompanhado várias ações no Paraná que já estão sendo colocadas em prática como a estratificação da população idosa e criação de estrutura operacional conectada entre Atenção Primária, Secundária e Terciária”, disse ele.

Deixe seu comentário:

Veja Mais