Paraná é o estado que mais avançou em conectividade rural
A cobertura de internet em áreas rurais no Estado saltou de 52,73% para 62,21% no último ano
O Paraná registrou o maior avanço em cobertura de internet em áreas rurais no Brasil no último ano, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Entre junho de 2023 e junho de 2024 – período com a atualização mais completa da Anatel – o Estado saltou de 52,73% para 62,21% de área coberta.
O avanço é resultado do programa Conectividade Rural do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), com participação de 17 órgãos públicos, 15 empresas privadas (incluindo operadoras e empresas de tecnologia) e seis entidades da sociedade civil.
O projeto é composto por 15 ações de curto, médio e longo prazos, incluindo estudos sobre parcerias público-privadas com empresas de telecomunicações, instalação de torres através de crédito de ICMS com operadoras, redução do aluguel de postes, além de testes de conexão via satélite em áreas remotas.
O Paraná possui uma área territorial de 199 mil quilômetros quadrados, dos quais aproximadamente apenas 4 mil quilômetros quadrados correspondem a zonas urbanas, enquanto os demais 195 mil quilômetros quadrados compreendem áreas rurais. É o sétimo com melhor conexão nacional no campo.
O objetivo do plano é garantir conectividade para todo o campo paranaense, beneficiando desde grandes agroindústrias até pequenos produtores familiares, comunidades tradicionais, escolas do interior e populações ribeirinhas, incluindo regiões de difícil acesso devido a características geográficas desafiadoras.
O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, explica que a meta é conectar 100% da área rural do Estado até o final de 2026.
“Temos várias frentes de trabalho, juntamente com as cooperativas, operadoras, Assembleia Legislativa, e diversos órgãos do governo para ampliar ainda mais o acesso à internet em regiões que nunca tiveram conexão. Isso significa maior qualidade de vida para quem mora no campo, mais rentabilidade para o setor do agronegócio, e maior desenvolvimento do Paraná”, afirma.
Para acelerar a expansão, o Governo do Estado liberou as empresas de telecomunicação para utilizarem créditos acumulados de ICMS disponíveis no Sistema de Controle da Transferência e Utilização de Créditos Acumulados (Siscred) da Receita Estadual do Paraná. Esse modelo fez com que o Paraná fechasse um acordo para instalação de 116 novas torres da TIM e outro para 386 torres da Claro.
As 116 torres da TIM tiveram suas instalações concluídas em dezembro de 2024. Já das 386 torres da Claro, 44 já foram instaladas, e a previsão de conclusão é para junho de 2026.
“A maioria das torres instaladas ainda não foram computadas pela Anatel. Então, hoje acreditamos que estamos em torno de 70% de conectividade nas áreas rurais”, explica o coordenador da SEIA e do Programa de Conectividade Rural, Julio César Oliveira.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
SEGURANÇA Prefeito Baitala anuncia início do projeto para criação da Guarda Municipal em Guarapuava
Reunião aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (25) e contou com a presença dos secretários de Finanças, Planejamento, Administração e Trânsito
25/04/2025 21h00 -
OLHO NA DATAProva do PSS para estagiários será realizada neste domingo (27) em Guarapuava
Com mais de mil inscritos, prova do processo seletivo será aplicada online
25/04/2025 17h00 -
ON LINEAprenda como comprar seguidores engajados em 2025
A popularização dessa estratégia fez com que surgissem muitos sites duvidosos, tornando difícil separar o que é bom do que só traz prejuízos
25/04/2025 16h30 -
OLHA O FRIO CHEGANDOMassa de ar polar derruba temperaturas no Paraná a partir do final de semana; Guarapuava deve ter 10ºC de mínima
Em Palmas e General Carneiro, no Sul do Estado, as temperaturas mínimas podem ficar entre e 7ºC e 6ºC, segundo o Simepar
25/04/2025 16h08 -
OLHO NO FUTUROVereador Nego Silvio leva experiência do Legislativo para estudantes de Guarapuava
“É importante despertar nos jovens o interesse pela política, pois são o nosso futuro”, afirma
25/04/2025 15h23 -
OPORTUNIDADESCom 500 vagas, Secretaria da Educação publica edital do novo PSS da rede estadual de ensino
PSS é destinado à contratação temporária de professores, pedagogos e tradutores/intérpretes para a rede estadual de ensino
25/04/2025 14h50