Orquestra Paranaense de Viola Caipira lota Teatro de Guarapuava

Apresentação aconteceu na noite dessa terça (16)

17/10/2018 11H00

Com a casa cheia a Orquestra Paranaense de Viola Caipira realizou uma belíssima apresentação na noite dessa terça feira (16 de outubro), no Teatro Municipal de Guarapuava. O espetáculo abriu a II Mostra de Arte Popular do Paraná.   

A Orquestra apresentou um vasto repertório com canções de vários compositores paranaenses do sertanejo raiz, emocionando a todos. Segundo o produtor da orquestra, Crystian Fernandes, Guarapuava é a 101ª cidade do Paraná em que o grupo se apresenta. “ Desde que foi inaugurado este espaço cultural maravilhoso vinhamos sonhando em nos apresentar aqui nesta cidade tão bonita e com uma história bonita também”.

O evento que segue até dia 18 é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura de Guarapuava, Paraná Turismo e Conselho Estadual da Cultura. Segundo o diretor geral da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, Jader Alves, o principal objetivo do evento é  resgatar a  cultura popular do povo e a produção artística cultural paranaense além da valorização. “A intenção do vento é que possamos deixar de lado o desejo de só consumir cultura importada e se voltar para nossa cultura de raiz”.

Para o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, este evento é uma demonstração de valorização da cultura de Guarapuava. “ O evento só demonstra o reconhecimento da importância do nosso teatro, além de sermos ricos em cultura, então é justo que tenhamos aqui um evento estadual como a Mostra de Arte Popular”.

A programação deste três dias de evento conta com mesas redondas, debates, palestras, feira de artesanato, apresentações de danças típicas, como fandango, samba e hip hop, entre outras atrações. O segundo dia do evento começa às 9h com a palestra sobre dinâmicas da tradição e da cultura popular no Brasil, com Liliana Porto. Na sequencia, às 10h, a doutora em antropologia da USP, professora Lorena Avellar, fala sobre culturas populares, políticas e direitos. A programação segue também no período da tarde. Às 16h, tem apresentação com o Grupo de Fandango Mestre Brasilio, de Paranaguá, e às 17h, apresentação com o grupo de Cultura Indígena Jykre Há.

Na quinta feira (18), último dia da mostra, às 9h, acontece a palestra “Cultura Popular e Patrimônio Imaterial”, com a socióloga pernambucana Jacira Franca. Ainda pela manhã, uma mesa redonda, composta por técnicos e artistas populares, vai debater os desafios das manifestações populares e tradicionais. As atividades da manhã se encerram com a exibição do documentário “Benzedeiras de Ponta Grossa”. Durante a tarde, as atividades continuam, às 15h30, o Grupo Coletivo Afrossambas de Ponta Grossa se apresenta e às 17h, é a vez do Grupo Fogança de Dança folclórica de Maringá. Às 18h20, o grupo de Hip Hop de Londrina, Hustle Rockers diverte o público. Em seguida, o grupo de hip-hop SULReal I’a Crew, de Apucarana encerra a programação da 2ª Mostra de Arte Popular.

(Foto: GRmais)

Deixe seu comentário:

Veja Mais