Operação mira contrabando de produtos estéticos no Paraná

Produtos estéticos, como botox e fios de sustentação facial, eram adquiridos no Paraguai e contrabandeados para o Brasil

29/09/2022 09H30

A Receita Federal e Polícia Federal deflagraram, nessa quarta feira (28 de setembro), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, uma operação conjunta que mira desarticular uma quadrilha especializada em contrabandear produtos de uso estético, como botox e fios de sustentação facial, com indícios de falsificação.

Os agentes e policiais cumpriram seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela 5ª Vara Federal de Foz do Iguaçu. A Justiça também determinou o bloqueio de valores em contas bancárias e aplicações financeiras em valor superior a R$ 500 mil e a apreensão de veículos.

Conforme a Receita, os produtos estéticos eram adquiridos no Paraguai e contrabandeados para o Brasil. Uma vez em território nacional, eram distribuídos para todas as regiões do país, normalmente por via postal.
 
Por serem fruto de contrabando, os itens não eram submetidos à inspeção da Receita Federal, e não tinham autorização da Anvisa para serem usados no Brasil.
 
Além de associação para a prática do crime de contrabando, foram investigadas condutas ilícitas de supressão ou redução de tributos, corrupção ativa e corrupção passiva.

A operação conjunta da Receita e da PF foi nomeada de Astarte, que remete à deusa da beleza na mitologia cananeia.

Deixe seu comentário:

Veja Mais