OLHO NO PRAZO! Prazo para pedir voto em trânsito vai até 20 de agosto
Somente eleitores com situação regular no cadastro eleitoral poderão fazer o pedido

Os eleitores que pretendem votar em outra seção ou local de votação devem ficar atentos: o prazo para habilitar-se ao voto em trânsito vai até 20 de agosto, tanto para o primeiro quanto para o segundo turno das eleições gerais de 2026. Em 2022, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 332,5 mil eleitores pediram voto em trânsito no primeiro turno e 314.803, no segundo turno.
Voto em trânsito é o procedimento por meio do qual os eleitores podem votar em uma cidade diferente daquela em que está o seu domicílio eleitoral. Para isso, é feita transferência temporária da seção eleitoral de um município para outro. Ocorrerá somente nas capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores, em locais de votação convencionais ou criados para esse fim
O primeiro turno das eleições será realizado em 4 de outubro, com votação das 8h às 17h. Eventual segundo turno será realizado no dia 25, para os cargos de presidente da República e governador.
COMO VOTAR
A relação dos locais onde haverá voto em trânsito será divulgada nos respectivos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais até 19 de julho, com atualização das localidades até 20 de agosto.
Se a transferência temporária ocorrer dentro do mesmo estado do domicílio eleitoral, a pessoa poderá votar para todos os cargos em disputa: presidente da República, governador, senador, deputados federais, estaduais ou distritais.
Por exemplo, a pessoa com domicílio eleitoral em Unaí (MG) poderá solicitar habilitação para votar em trânsito na cidade de Belo Horizonte (MG).
Se a transferência temporária ocorrer para um município de um estado diferente do estado de origem, a pessoa poderá votar em trânsito apenas para presidência da República.
Eleitores com título de zona eleitoral do exterior, que estiverem em trânsito no Brasil, também poderão votar apenas para presidente da República. Não é permitida a votação em trânsito no exterior.
DOCUMENTAÇÃO
A documentação exigida é apenas um documento oficial de identificação com foto. A habilitação deverá ser solicitada pelo autoatendimento da Justiça Eleitoral ou em qualquer cartório eleitoral. Apenas o eleitor pode solicitar a habilitação.
Somente eleitores com situação regular no cadastro eleitoral poderão fazer o pedido. Os eleitores com título cancelado ou suspenso não poderão votar.
A alteração ou o cancelamento da habilitação para votar em trânsito poderá ser solicitada no mesmo período da habilitação (20 de julho a 20 de agosto de 2026). Após esse prazo não será possível alterar nem cancelar a habilitação para o voto em trânsito autorizada.
O eleitor poderá escolher cidades diferentes para votar em cada turno da eleição. Se não puder comparecer ao local escolhido no dia da votação, deverá apresentar a justificativa da sua ausência, inclusive se estiver no seu local de origem.
Quem estiver apto a votar em trânsito ficará desabilitado para votar na sua seção de origem, exceto se solicitar o cancelamento da habilitação até 20 de agosto de 2026. Após as eleições, o título retornará à seção eleitoral de origem automaticamente.
Outras informações podem ser obtidas na zona eleitoral em que fizerem o pedido de habilitação para o voto em trânsito. Os dados para contato estão disponíveis nos portais dos Tribunais Regionais Eleitorais.
(Fonte: Agência Senado)
Veja Mais
-
OLHO NO PRAZOSesp recebe até esta segunda (27) inscrições para audiência pública do Sandbox Regulatório
O Sandbox/Sesp aproxima o poder público de startups, empresas, universidades e instituições para que possam testar tecnologias inovadoras em ambiente regulatório experimental
27/07/2026 13h23 -
OLHO NO CLIMA!Gangorra nas temperaturas: máximas vão de 30ºC a 23ºC no Paraná nesta semana
Até quarta-feira (29) as temperaturas seguem elevadas
27/07/2026 12h50 -
EDUCAÇÃO EM 1º LUGARPrefeitura de Guarapuava inicia investimento de R$ 1 milhão para modernizar cozinhas das escolas e valorizar merendeiras; "Uma questão de respeito", afirma Baitala
Prefeito Denilson Baitala entrega jalecos para merendeiras e anuncia a primeira etapa da renovação dos equipamentos das cozinhas escolares
27/07/2026 11h14 -
APOIOComo melhorar a saúde financeira dos colaboradores?
Não por acaso, a Serasa Experian vem ampliando sua atuação nesse mercado
27/07/2026 11h03 -
OLHO NA ESTRADA!BR-277 terá “Pare e Siga” na Serra da Esperança; motoristas devem se preparar para filas e lentidão a partir desta segunda (27)
Intervenção preventiva entre Guarapuava e Prudentópolis começa nesta segunda (27) e seguirá até 17 de agosto
27/07/2026 10h50 -
VIOLÊNCIAHomem é preso após tentar atacar mulher com motosserra em Irati
pós ser contido, ele ainda atingiu a vítima com um galho de árvore
27/07/2026 10h10


