Obras do Centro de Referência da Mulher Brasileira avançam em Guarapuava

Local, que será um centro de atendimento a mulheres em situação de violência

14/06/2024 06H57

O Centro de Referência da Mulher Brasileira faz parte do Programa “Mulher Viver sem Violência”, retomado pelo Ministério das Mulheres em março de 2023. Guarapuava é a segunda cidade do Paraná a receber a estrutura. O contrato foi assinado em 15 de agosto de 2022, e a Ordem de serviço expedida em 12 de janeiro de 2023.

Em Guarapuava a estrutura que está sendo construída é a de Tipologia III. Para essa tipologia, além do atendimento jurídico, social e psicológico, o espaço contará com segurança pública presente, podendo ser da Delegacia da Mulher ou da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, a critério do Governo do Estado. O objetivo da Casa da Mulher Brasileira é integrar os serviços da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres em um só local, evitando, portanto, a revitimização e garantindo um atendimento integral.

“A construção do Centro de Referência da Mulher Brasileira está bastante adiantada. Este será um local de atendimento às mulheres, buscando facilitar o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento à violência, o empoderamento feminino e a autonomia financeira. Haverá continuidade do apoio humanizado e multiprofissional para as cidadãs em situação violência, que atualmente é oferecido pelo CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher). É uma grande conquista para o Município termos uma sede própria, uma “casa” que servirá de apoio às mulheres, que é um dos principais objetivos da gestão municipal”, destacou a secretária interina de Políticas Públicas para Mulheres, Aline Remes de Camargo.

Atualmente, a obra do Centro de Referência da Mulher Brasileira está em fase de revestimentos internos, incluindo a colocação de cerâmica nas paredes, instalação de forro e preparação para pintura. Além disso, está sendo feita a instalação de gesso, o sistema elétrico da obra, bem como a instalação de portas e janelas em vidro. O progresso da construção está em 45,04% de conclusão.

O Prefeito de Guarapuava, Celso Góes, sancionou nesta semana a Lei n°3694 de 2024, anteriormente votada e aprovada pelo Poder Legislativo do Município, que denomina o local como Centro de Referência da Mulher Brasileira – Tatiane Spitzner. O nome é uma homenagem à advogada guarapuavana que foi vítima de feminicídio em 2018.

“O Centro de Referência da Mulher Brasileira – Tatiane Spitzner é um marco importante na luta contra a violência de gênero em Guarapuava. Este espaço irá proporcionar um centro de atendimento humanizado e especializado no suporte à mulher em situação de violência doméstica. Homenagear Tatiane Spitzner, vítima de feminicídio, reforça nosso compromisso com a prevenção e combate à violência contra a mulher. Nós trabalhamos para que todas as mulheres tenham acesso a serviços essenciais”, declarou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

Deixe seu comentário: