O que é uma criança chata??

* Por Emanuele Marcondes

25/11/2021 13H43

Hoje eu vou trazer um pouco da minha história e infância para que possamos refletir sobre alguns conceitos. Você conhece alguma criança chata? Se a resposta for sim, pense quais são os motivos que a tornam chata e no fim da leitura você repensa. 

Digo isso, pois eu sempre fui considerada uma criança chata, quando eu era pequena as pessoas falavam que eu era chata, e até me evitavam, e eu não fazia ideia do porquê. Ano passado quando comecei a terapia, já na primeira seção minha psicóloga perguntou: “ Como era a Manu criança?”. No momento fiquei sem saber responder, então falei pra ela que iria investigar com minha família, perguntei para um aqui, para um ali, até que ao perguntar para uma tia, “ Tia, como eu era quando criança?”. Não foi uma resposta difícil para ela, que logo mandou: “ Chata! Muito chata, me lembro de como fazia perguntas, a todo momento.. que chata”.

Fiquei perplexa com a resposta, não por ela me considerar chata pois isso eu sempre soube, mas pelo motivo que me tornava chata aos olhos dela e dos demais adultos que me rodeavam: ser uma criança curiosa. 

Voltei pra psicóloga contando os resultados da investigação, e enquanto professora eu não conseguia parar de pensar que toda aquela injustiça de ser considerada chata era por um motivo tão simples, ter sede de conhecimento. 

E a reflexão disso tudo é, crianças não são chatas quando te perguntam sobre as coisas, por mais simples que sejam, você é referência de conhecimento. Não existe a “fase dos porquês”, pois somos humanos e sempre estaremos pensando ou perguntando: por quê? 

Eu ainda sou muito curiosa, quando estou num lugar, pergunto sobre tudo, quero saber onde estou, do que se trata, quero saber o que estou vivendo, e ninguém me considera chata, me respondem com paciência, mesmo quando pergunto várias vezes, então, por que tendemos achar que quando as crianças fazem coisas que são comum, são chatas?

O que é uma criança chata?

As crianças fazem muitas perguntas diariamente, e nós adultos devemos ser como um “Google” pronto para dar as respostas, pois elas esperam em nós aprender e se sentir acolhida através das  suas dúvidas. 

Eu sempre fui curiosa, e dentro de casa sempre tive o apoio nesse sentido, quando eu entrei na escola meu pai fazia faculdade, íamos juntos caminhando, eu para a escola e ele para a faculdade. Pra mim ele era a pessoa mais inteligente do mundo, e qualquer coisa eu me sentia confiável em perguntar para ele, que nunca poupou de me ajudar a descobrir, nem sempre ele me dava a resposta, mas me mostrava onde eu poderia encontrá-la.

Sempre gostei de conhecer palavras novas, pesquisar significados e nunca esqueço que com uns 10 anos, recém chegada da escola almoçávamos todos os filhos ainda juntos naquela época, e enquanto eles conversavam sobre assuntos políticos eu me envolvi e disse “ isso é nepotismo” e era sobre o que estavam falando, meu pai me olhou como quem estava orgulhoso e me deu parabéns pela percepção. Nunca esquecerei disso pois ali foi um dos momentos que eu percebi que ter conhecimento é maravilhoso.

Lembrar desse momento, me fez ir para ano passado, quando fomos eu, meu pai e minha mãe almoçar num restaurante, estávamos na fila do buffet, enquanto eles conversam eu analisei todo o lugar e achei uma placa que dizia: “Almoçando três pessoas juntos ganham o refrigerante”. Na hora já falei para eles, para avisarmos ao caixa que estávamos em três para ganharmos o refri.

Meu pai nesse momento diz: “ Como é bom ter filha inteligente, vamos economizar.” E eu fiquei ali refletindo, como assim inteligente? Eu apenas li uma das placas que tinha, mas todos da fila na nossa frente que estavam em três, compravam o refrigerante pois não viram sobre a promoção, e eu pensei o quanto as pessoas não prestam atenção, não leem, não se informam e não são curiosas.

E a reflexão no fim de tudo isso foi, meu pai me considera inteligente, olha só, sendo que era ele que tirava minhas dúvidas, e sempre com paciência e maestria. 

Amigos o convite de hoje é: sejam pacientes com as crianças.

Hoje agradeço por ter sido uma criança curiosa, mesmo com a fama de chata que sempre tive, se for assim que tenhamos cada vez mais crianças chatas para que elas se tornem sábias.

Respondam as crianças, validem suas ideias, seus anseios e suas inquietações, as crianças nascem como folhas em branco e nós adultos as ajudamos a preenchê-las. 

E por fim,tenham dicionários em casa, toda vez que eu perguntava para o meu pai o significado de uma palavra íamos até o dicionário para descobrir e aquilo era um ato tão lindo, e eu aprendia de primeira pois era tão significativo.

Tenham dicionário, tenham paciência e sejam luz. Sejam o Google das crianças de vocês. 

Obrigada Pai e Mãe, vocês foram minha barsa, já que não existia Google há 27 anos atrás.

Me diz, você ainda conhece alguma criança chata?

Emanuele Marcondes

Me chamo Emanuele Marcondes e tenho 26 anos, sou apaixonada pela vida e pela oportunidade de sermos alguém melhor. Sempre fui uma grande leitora, gostava de ler revistas, livros e etc. O amor pela leitura me tornou uma pessoa sensível com as palavra

Deixe seu comentário:

Veja Mais