O CLIMA ORGANIZACIONAL

23/11/2018 10H18

Hoje vou escrever um pouco sobre o dia a dia das empresas e o reflexo do ambiente de trabalho na motivação e produtividade dos funcionários. O clima organizacional é a percepção coletiva de como está o ambiente de trabalho em um determinado período. É o retrato da organização no que se refere à percepção do comportamento das lideranças ou chefias, do relacionamento entre os colegas, dos funcionários (autoavaliação), da empresa e de suas políticas internas de gestão.

Comecei a me interessar por este tema quando passei a encontrar candidatos a vagas de emprego que haviam saído de grandes empresas, ou de companhias onde todos gostariam de estar. Me causava muito espanto ver pessoas saindo destas organizações para ganhar menos ou abrindo mão de uma gama de benefícios. Elas relatavam que saíam por alguma injustiça percebida, por problemas com as chefias, pela falta de comunicação adequada, por promessas não cumpridas, entre outras causas.

Me chamou tanto a atenção, que comecei a me aprofundar sobre o tema e passei a propor para estas empresas e para as que estavam em busca de melhorias, que realizássemos um trabalho de pesquisa de clima organizacional com o seu quadro de funcionários, buscando conhecer melhor estas empresas e a avaliar as políticas de gestão de pessoas ou a ausência delas.

Para entender um pouco mais, o questionário aplicado é anônimo, e por isso acredito que os colaboradores fiquem à vontade para relatar as coisas que devem melhorar na empresa e ainda sinalizar as coisas boas. Quando indagados sobre o que os motivava a continuar na empresa, para a nossa surpresa, nas empresas em que realizamos a pesquisa, o salário era marcado por apenas 25% dos colaboradores, ficando numa posição próxima do final nas escolhas das respostas possíveis, entre as primeiras questões escolhidas estavam gostar do que faz, seguido de perto pela integração da equipe de trabalho e em depois pela oportunidade de crescimento.

As observações feitas no texto demonstram a importância em se cuidar das pessoas, principalmente em ouvi-las. Se pretende investir na mão de obra, conhecer o que os colaboradores pensam da empresa pode ajudar a planejar melhor as ações que serão tomadas para a melhoria do ambiente de trabalho. Por isso, ressaltamos, se está cada vez mais difícil encontrar talentos no mercado, cuide dos que você tem na empresa! Procure criar um clima de trabalho excelente, todos sairão ganhando!

Deixe seu comentário:

Veja Mais