Novo modelo de CNPJ começa a ser implantado no Paraná nesta sexta (31)
O novo CNPJ poderá combinar números (0 a 9) e letras (A a Z), substituindo gradualmente o modelo composto apenas por números

O Paraná passa se adequar a implantação do novo modelo de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), em formato alfanumérico, a partir desta sexta-feira (31 de julho de 2026). A mudança, faz parte de um processo de modernização do cadastro nacional de empresas e não altera a quantidade de caracteres do documento, que continuará com 14 posições.
Na prática, o novo CNPJ poderá combinar números (0 a 9) e letras (A a Z), substituindo gradualmente o modelo composto apenas por números. A alteração foi desenvolvida para ampliar a capacidade de geração de novas inscrições, diante do crescimento contínuo da quantidade de pessoas jurídicas registradas no país. Os CNPJs já existentes não sofrerão alterações, já que o novo formato será utilizado apenas para as novas inscrições realizadas pela Receita Federal.
Atualmente, um CNPJ possui apenas números, como no exemplo: 12.345.678/0001-95. Com a implantação do novo padrão, poderão ser emitidos documentos que combinem letras e números, mantendo as mesmas 14 posições. Um exemplo ilustrativo: 12.ABC.345/01DE-67.
A adoção do cadastro alfanumérico exige adaptações em sistemas públicos e privados que utilizam o cadastro de empresas em seus processos. Isso inclui aplicações responsáveis por cadastros, emissão de documentos fiscais, validação de informações, integração entre sistemas e armazenamento de dados.
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), por meio da Assessoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (ATIC), realizou um levantamento dos ambientes impactados e coordenou, juntamente com a Celepar, Wipro e GFT, que são responsáveis pelo desenvolvimento e sustentação dos sistemas estaduais, as adequações necessárias para garantir a compatibilidade com o novo padrão.
Ao todo, mais de 87 sistemas corporativos passaram por ajustes, envolvendo regras de negócio, interfaces, serviços e mecanismos de validação. As modificações alcançaram mais de 8 mil componentes de software, após um trabalho de análise técnica, identificação de dependências e mitigação de riscos para assegurar a continuidade dos serviços durante a transição.
Essa adaptação é necessária para evitar falhas em cadastros, integrações e validação de informações à medida que os novos CNPJs forem sendo emitidos. A implantação do novo formato será gradual e coexistirá com os CNPJs numéricos já existentes, sem prejuízo às empresas atualmente cadastradas.
Veja Mais
-
OLHO NO COPOCorrida, música e confraternização marcam a 9ª edição da Racebeer em Guarapuava: A CORRIDA DA CERVEJA!
Com percurso de aproximadamente cinco quilômetros, evento será realizado no dia 12 de dezembro, no bairro Jordão, e aposta em uma experiência que vai além da competição
05/11/2026 17h00 -
OLHO NO FUTURO!Guarapuava recebe programação do V Congresso Sesc PR de Educação
Evento será realizado de 5 a 12 de novembro, em 28 unidades do Sesc no Paraná, com debates sobre tecnologia, ética e bem-estar
05/11/2026 16h10 -
ALERTA!Saúde alerta para riscos do uso excessivo de telas na infância e orienta famílias sobre limites
Uso problemático também está associado à ansiedade e depressão, dificuldades de atenção e concentração, alterações de humor e problemas de sono
05/11/2026 15h23 -
OLHO NO FUTURO!10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente debate fortalecimento e garantias de direitos em Guarapuava
Com expressiva participação infantojuvenil, evento reúne sociedade civil e poder público para avaliar avanços e deliberar novas propostas de políticas públicas no município
05/11/2026 14h50 -
ELEIÇÃOCom chapa única, associados da ACIG elegem nova diretoria no dia 10 de novembro
Encabeçada pelo empresário Robson Krieger, chapa foi homologada para a gestão 2027/2028
05/11/2026 14h10 -
FECHADOIAT fecha temporariamente viveiro florestal de Pitanga após chuvas intensas na região
Alagamentos causados pelo temporal registrado na quarta (4) danificaram a estrutura e impossibilitam atualmente o acesso ao local
05/11/2026 13h23



