Nova diretoria do Instituto Histórico de Guarapuava foi empossada para o biênio 2019-2021

Posse aconteceu na noite dessa terça (18)

19/06/2019 11H00

A diretoria do biênio 2019-2021 e os novos associados do Instituto Histórico de Guarapuava (IHG) foram empossados em uma solenidade realizada na noite desta terça feira (18 de junho), na Casa Joaquim Cardoso Teixeira.

O novo presidente da instituição, José Marcondes Espírito Santo afirmou que conta com o trabalho de seus companheiros para que “todos tenham a oportunidade de conhecer nossa história, Nosso grande desafio é resgatar e preservar a história. Guarapuava já passou por momentos históricos como bailes glamorosos e festas populares muito interessantes, mas que ficaram no tempo. É preciso resgatar e o que ainda temos é preciso preservar”.  

Ele sucede o historiador Ariel José Pires, que faleceu em abril deste ano.

“Foi uma perda muito grande. Ele era uma pessoa bastante dinâmica, alegre, e que sempre nos incentivava para que estivéssemos trabalhando. Mas, até pela memória dele, a gente precisa seguir e fazer um bom trabalho. Como dizia Cazuza: o tempo não para”.

PRESIDENTE

Técnico de meio ambiente por formação, José Marcondes é funcionário da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), mas ressalta que sempre gostou da história de Guarapuava.

“Desde meus bancos escolares, a professora Gracita Gruber Marcondes me incentivou e incentivou a cidade inteira. Graças a ela eu gosto muito de história”, diz, acrescentando que ajudou a montar a memória do saneamento em Guarapuava a partir de um documentário feito pela professora.

Em seu ponto de vista, é preciso assumir a máxima “essa terra tem dono”, atribuída ao Cacique Guairacá. “A ideia é transmitir para as gerações futuras o sentido dessas palavras e abrir o IHG para que a população conheça nosso trabalho e a nossa causa”.

DIRETORIA

A diretoria do IHG é composta por José Marcondes Espírito Santo, como presidente; Zilma Haick Dalla Vecchia, como 1ª vice-presidente; Telma Bittencourt França, como 2ª vice-presidente; Jhonnathan Pool Ferreira, como 1° secretário; Ana Valci Sanqueta, como 2ª secretária; Geraldo Duarte da Silva, como 1° curador; e Murilo Walter Teixeira, como diretor de editoração.

CASA

Dividindo o espaço com a Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (Alac), o IHG tem sede na Casa Joaquim Cardoso Teixeira.

Segundo Murilo Teixeira, um dos sócios-fundadores do instituto, a casa centenária tem uma arquitetura colonial. “Seu interior não foi modificado. Talvez seja uma das últimas na cidade que está nessas condições”, afirma, ressaltando que cabe ao IHG preservar, reformar e dar novas condições para o espaço hospedar a comunidade guarapuavana.

SERVIÇO

O IHG é uma instituição aberta ao público. “Todo mundo pode participar. Historiadores, pesquisador, amantes da história e cidadãos que gostem de Guarapuava”, finaliza José Marcondes.

Deixe seu comentário:

Veja Mais