Nova chance para concluir os estudos: EJA abre inscrições nesta quinta (13) para certificações on-line
Exames on-line visam certificação dos componentes curriculares e áreas do conhecimento do Ensino Fundamental e Ensino Médio

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) abre nesta quinta-feira (13 de março) novo período de inscrições para os interessados em fazer os exames da Educação de Jovens e Adultos (EJA) on-line para certificação dos componentes curriculares e áreas do conhecimento do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O prazo para as inscrições se estende até 31 de março.
Para as provas do Ensino Fundamental, podem se inscrever estudantes que tenham no mínimo 15 anos completos na data da realização do exame. Já para as provas do Ensino Médio os alunos devem ter no mínimo 18 anos completos, também na data da realização do exame.
As inscrições podem ser realizadas nos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) e escolas de EJA, para a comunidade em geral, e nas escolas da rede estadual, no caso de alunos regularmente matriculados na instituição.
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destaca a importância da certificação para a trajetória acadêmica e profissional dos alunos. “Essa é a chance para aqueles que querem finalizar seus estudos e ampliar suas possibilidades no mercado de trabalho. Com a reaplicação, asseguramos que todos possam conquistar esse objetivo”, afirma.
ETAPAS E CONTEÚDO
As provas são compostas por questões objetivas e, no caso de Língua Portuguesa, uma produção textual. Os conteúdos cobrados em cada disciplina podem ser consultados no site da Secretaria de Estado da Educação.
Os exames serão aplicados ao longo do mês de abril, seguindo o seguinte cronograma: dia 07 (segunda-feira), ocorre a 9.ª etapa, destinada aos estudantes do Ensino Fundamental nos semestres 1, 2, 3 e 4.
Já as avaliações do Ensino Médio começam no dia 08 de abril (terça-feira), com a 10.ª etapa (Módulo 1), seguida da 11.ª etapa no dia 09 de abril (quarta-feira) (Módulo 2) e da 12.ª etapa no dia 10 (quinta-feira) (Módulo 3).
Nos dias 11 e 14 de abril (sexta e segunda-feira), acontecem as 13.ª e 14.ª etapas, voltadas para os componentes curriculares do Ensino Médio.
Para mais informações acesse o edital CLICANDO AQUI.
Veja Mais
-
DIA DO TRABALHADORPescador com carpa de quase 14 quilos vence tradicional torneio de pesca do Dia do Trabalhador em Guarapuava
Evento reuniu famílias nos lagos da cidade, distribuiu mais de 2,5 toneladas de peixes e premiou os destaques da pescaria no Parque do Lago
01/05/2026 21h15 -
DIA DO TRABALHADOREvento cultural reúne breaking dance e rima no Dia do Trabalhador em Guarapuava
Ação reuniu artistas locais e regionais, destacou o protagonismo do hip hop
01/05/2026 20h17 -
DIA DO TRABALHADORDia do Trabalhador reúne competições esportivas e grande participação popular em Guarapuava
Programação diversificada movimenta diferentes espaços da cidade e integra atletas locais e regionais
01/05/2026 20h01 -
NA CANETA!CRIME, FICÇÃO E FARDA: Sargento da PM de Guarapuava lança novo livro
“Esqueceu o defunto no quarto” é a nova obra de Denis Santos
01/05/2026 17h00 -
DEIXAR EM DIAGuarapuava mobiliza plantão eleitoral com transporte gratuito neste sábado (2) e domingo (3)
A gratuidade no transporte, válida das 9h às 17h, mantém a frota em padrão de dias úteis, atendendo à demanda da população e facilitando o acesso ao Fórum Eleitoral
01/05/2026 16h10 -
PUXE O CASACOSinais de inverno: maio terá frentes frias, geada e temperaturas abaixo de 10°C
Mais ocorrências de geada serão registradas, além da passagem de novas frentes frias, seguidas de massas de ar frio, que devem derrubar as temperaturas
01/05/2026 15h50



