Nova chance para concluir os estudos: EJA abre inscrições nesta quinta (13) para certificações on-line
Exames on-line visam certificação dos componentes curriculares e áreas do conhecimento do Ensino Fundamental e Ensino Médio
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) abre nesta quinta-feira (13 de março) novo período de inscrições para os interessados em fazer os exames da Educação de Jovens e Adultos (EJA) on-line para certificação dos componentes curriculares e áreas do conhecimento do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O prazo para as inscrições se estende até 31 de março.
Para as provas do Ensino Fundamental, podem se inscrever estudantes que tenham no mínimo 15 anos completos na data da realização do exame. Já para as provas do Ensino Médio os alunos devem ter no mínimo 18 anos completos, também na data da realização do exame.
As inscrições podem ser realizadas nos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) e escolas de EJA, para a comunidade em geral, e nas escolas da rede estadual, no caso de alunos regularmente matriculados na instituição.
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destaca a importância da certificação para a trajetória acadêmica e profissional dos alunos. “Essa é a chance para aqueles que querem finalizar seus estudos e ampliar suas possibilidades no mercado de trabalho. Com a reaplicação, asseguramos que todos possam conquistar esse objetivo”, afirma.
ETAPAS E CONTEÚDO
As provas são compostas por questões objetivas e, no caso de Língua Portuguesa, uma produção textual. Os conteúdos cobrados em cada disciplina podem ser consultados no site da Secretaria de Estado da Educação.
Os exames serão aplicados ao longo do mês de abril, seguindo o seguinte cronograma: dia 07 (segunda-feira), ocorre a 9.ª etapa, destinada aos estudantes do Ensino Fundamental nos semestres 1, 2, 3 e 4.
Já as avaliações do Ensino Médio começam no dia 08 de abril (terça-feira), com a 10.ª etapa (Módulo 1), seguida da 11.ª etapa no dia 09 de abril (quarta-feira) (Módulo 2) e da 12.ª etapa no dia 10 (quinta-feira) (Módulo 3).
Nos dias 11 e 14 de abril (sexta e segunda-feira), acontecem as 13.ª e 14.ª etapas, voltadas para os componentes curriculares do Ensino Médio.
Para mais informações acesse o edital CLICANDO AQUI.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
EM QUADRA Guarapuava recebe Copa Paraná de Vôlei Feminino neste final de semana
Competição inicia nesta sexta-feira (21)
21/03/2025 17h00 -
ORGULHO Escola bilíngue de Guarapuava comemora seu primeiro ano com evento especial
A celebração contou com homenagens e apresentações
21/03/2025 16h10 -
EM OBRASDuplicação da PRC-466 em Guarapuava avança com nova ponte e pista de concreto
Obra na PRC-466 está em andamento entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha, em uma extensão de 11,52 quilômetros
21/03/2025 15h24 -
21 DE MARÇOEscola municipal Dom Bosco de Guarapuava Celebra o Dia da Síndrome de Down com ênfase na Inclusão e Amor
Garantir que cada aluno tenha as mesmas oportunidades de aprendizado e crescimento é uma prioridade da gestão do prefeito Baitala
21/03/2025 14h50 -
MUDANÇARatinho Junior anuncia Leonaldo Paranhos, Rafael Greca e Ulisses Maia como secretários
Os nomes serão oficializados no Diário Oficial nos próximos dias
21/03/2025 14h10 -
FALTOU ÁGUASanepar suspende cobrança de fatura por um mês em Ponta Grossa
As medidas foram autorizadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e definidas em reunião da Diretoria da Sanepar com parlamentares da base
21/03/2025 13h23