AgronegóciosEducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
QUALIFICAÇÃO

Educadores de Cmeis participam de capacitação sobre desenvolvimento infantil

A palestra foi ministrada pelo mestre em Neurociências e doutor em Neurologia, Rafael Bruno Neto

sexta-feira, 24 de agosto de 2018 - 13:44:00

Nessa quinta feira (23 de agosto), educadores dos 26 CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) de Guarapuava participaram de capacitação sobre desenvolvimento infantil. A palestra foi ministrada pelo mestre em Neurociências e doutor em Neurologia, Rafael Bruno Neto, que explicou as etapas do desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos nos aspectos perceptivo, motor, intelectual, afetivo e social. "Uma das melhores maneiras de aprendizagem para crianças dessa idade é trabalhar com a imitação. A criança vê, sente, ouve algo e tenta reproduzir. Eles buscam conhecer o mundo externo, por isso saber o que e como trabalhar com essa fase é tão fundamental, pois ela esta relacionada diretamente com as primeiras formações de opinião das pessoas", explicou o professor.

O palestrante destacou ainda a importância dos professores estarem atentos a sinais de alerta como a falta de reação a sons, isolamento, protuberâncias na cabeça e região da moleira e outras características que estão diretamente relacionadas com o desenvolvimento.

Para a secretária de Educação e Cultura, Doraci Sanger Luy, com a formação, os educadores aprimoram o conhecimento e podem melhorar práticas, posturas e atividades para que as crianças se desenvolvam com excelência. "Formações e capacitações são fundamentais para a valorização dos profissionais da educação e de melhoria contínua do ensino. Entender como é o processo biológico na formação da criança vai ajudar muito os educadores em suas atividades", destacou a secretária.

COMENTÁRIOS