Nós, mulheres, e nossas habilidades "ninja"

* Por Janaína Naumann

05/07/2020 13H05

Não precisa nem de estudo da Harvard para comprovar que nós, mulheres, somos muito mais multifuncionais do que os homens. Somos, e ponto!

Porém, nesta época de pandemia, um espírito ninja se apossa ainda mais de nós. Sim, pois temos ainda mais tarefas e desafios nos nossos dias, que parecem que duram apenas algumas (os dias voam para nós, pois estamos ocupadas a cada minuto).

Somos esposas, mães, professoras, técnicas em informática, técnicas em conserto de brinquedos, profissionais que executam com excelência suas atividades econômicas, exímias cozinheiras, contadores de histórias, parceiras dos nossos animais, médicas, conselheiras, e por ai vai (e vai longe ainda essa lista).

Antigamente o único direito que a mulher tinha era ficar quieta no cantinho dela, mas os tempos mudaram e a mulher vem ocupando mais e mais espaço em todos os ambientes e níveis possíveis: abrindo negócio próprio, ocupando cargos em níveis maiores no mundo corporativo, na política, na sociedade, sustentando muita família sozinha etc.

Tenho duas notícias para te dar, uma boa e uma ruim, qual você quer primeiro? Já ouviu isso? Eu normalmente peço a ruim primeiro, então vou te dar a ruim primeiro: se você é mulher, você provavelmente é multitarefa, e a boa notícia é que se você é mulher, provavelmente é multitarefa. Não entendeu nada? Calma, vou explicar: se você se colocar um uniforme com um SMM (Super Mulher Multitarefa) enorme estampado no peito e achar que vai conseguir fazer tudo, assumir tudo, dar conta de tudo, falar sim para tudo, desculpa minha amiga, mas você ficará SME (Super Mulher Estressada) em pouco tempo e isso poderá te prejudicar em muitas áreas da sua vida. Você vai pirar e de verdade. Essa é a notícia ruim. Agora se tiver a consciência que é multitarefa e:

1 – Organizar suas tarefas diárias, seja em um quadro, agenda, computador, o que você achar que se adapta melhor ao seu estilo;

2 – Saber dizer não para situações que não são prioridades, nem urgência, é só interrupção ou perda de tempo;

3 – E se colocar em primeiro lugar em todas as suas listas. Não, você não é egoísta, você está se dando o privilégio de pensar em você como prioridade em qualquer lista que faça. Egoísta é aquela pessoa que faz o outro atender seus próprios interesses.

Assim, o espírito ninja não será tão exigido nessa pandemia. Mas fique tranquila, quando dizem que “todos sairão mais fortes” desse momento, nós sabemos que isso é impossível: POIS, NÓS SOMOS OS SERES MAIS FORTES DO PLANETA! 

EDUCAÇÃO

Deixe seu comentário:

Veja Mais