Noite de autógrafos encerra quinta edição do projeto “Pequenos Escritores” no CMEI Emília Dominico

Crianças foram protagonistas da escolha dos temas dos livros produzidos ao longo do ano

23/09/2025 09H09

Foto: Secom

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nessa segunda-feira (22 de setembro), no Teatro Marina Karam, a noite de autógrafos que marcou o encerramento da quinta edição do projeto “Pequenos Escritores”, desenvolvido pelo CMEI Emília Dominico. O evento reuniu crianças, familiares, educadores e autoridades em um momento de celebração e incentivo à leitura.

O projeto tem como objetivo inserir a literatura desde os primeiros anos da educação infantil, estimulando a criatividade e o protagonismo das crianças. Nesta edição, o diferencial foi a participação ativa dos alunos na escolha dos temas trabalhados nas salas ao longo do ano, resultando em livros únicos que cada criança autografou e levou para casa.

“Nosso CMEI atende crianças de 1 a 3 anos de idade e esse projeto visa desenvolver o gosto pela literatura desde os primeiros anos da educação básica. Esta noite é muito especial, pois é o momento em que cada criança autografa o seu livro e leva para casa uma lembrança que ela mesma ajudou a construir”, destacou a diretora do CMEI Emília Dominico, Andressa Antunes de Oliveira.

O prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, também esteve presente e ressaltou a importância de iniciativas como essa. “Esse é um dos muitos projetos do CMEI Emília Dominico que buscam incentivar a leitura desde os primeiros anos da infância. Uma criança que tem acesso aos livros e à leitura desde cedo tem muito mais chances de se tornar um adulto leitor, e isso transforma vidas”, afirmou.

Para os pais, a noite de autógrafos foi um momento emocionante. “A expectativa para este evento era muito grande. Ver meu filho participando, mostrando o que aprendeu, é muito importante para nós. A escola está ajudando ele a gostar de histórias e de contar histórias. É um aprendizado que ele levará para a vida toda”, contou Gabriela Pereira, mãe de um dos alunos.

Além de valorizar a literatura, o projeto fortalece o vínculo entre escola e família, mostrando que experiências como essa criam memórias significativas e incentivam hábitos que contribuem para o desenvolvimento integral das crianças.

Deixe seu comentário:

Veja Mais