No próximo sábado (28) Dom Amilton conduzirá a Via Sacra no Caminho de Belém em preparação para a Semana Santa em Guarapuava
A caminhada terá início às 6 horas da manhã, com saída das margens do Rio das Mortes, na BR-277

A Diocese de Guarapuava, por meio da Catedral Nossa Senhora de Belém, realizará no próximo sábado (28 de março de 2026), um momento especial de espiritualidade neste tempo da Quaresma: a Via Sacra no Caminho de Belém, que será conduzida pelo bispo diocesano Dom Amilton Manoel da Silva. A proposta convida os fiéis a viverem uma experiência de peregrinação e oração, meditando os últimos momentos da vida de Jesus Cristo.
A caminhada terá início às 6 horas da manhã, com saída das margens do Rio das Mortes, na BR-277. Os participantes percorrerão aproximadamente 12 quilômetros pelo Ramal 1 do Caminho de Belém, seguindo em direção à Catedral Nossa Senhora de Belém, no centro de Guarapuava.
Ao convidar os fiéis para este momento de fé, Dom Amilton destaca o sentido espiritual da caminhada. “Queridos irmãos e irmãs, eu quero fazer um convite a vocês, um convite muito especial. No sábado, dia 28 de março, que antecede o Domingo de Ramos, vamos viver juntos uma forte experiência de fé: a Via Sacra no Caminho de Belém. Sairemos às seis horas da manhã das margens do Rio das Mortes, na BR-277, e percorreremos cerca de 12 quilômetros pelo Ramal 1 do Caminho de Belém até a nossa Catedral”, afirmou o bispo.
Durante o percurso, serão rezadas e meditadas as estações da Via Sacra, recordando o caminho de Jesus rumo ao Calvário — desde a condenação até sua morte, abrindo o coração para o mistério da Ressurreição. Segundo Dom Amilton, a proposta é proporcionar um verdadeiro tempo de encontro com Deus. “Durante o percurso, vamos rezar e meditar a Via Sacra, recordando o caminho de Jesus rumo ao Calvário, da condenação à sua morte, nos abrindo ao grande mistério da Ressurreição. Será um verdadeiro momento de peregrinação, oração e encontro com Deus”, ressaltou.
A Diocese orienta que os interessados façam a inscrição na Catedral Nossa Senhora de Belém, aos domingos após as missas ou também durante o expediente paroquial. Cada participante é convidado a levar um crucifixo ou uma cruz, que será utilizado em momentos de oração ao longo do caminho.
“Você que deseja participar, faça sua inscrição na Catedral, aos domingos após as missas ou também no expediente paroquial. Ah, e traga um crucifixo ou uma cruz, pois faremos juntos bonitas dinâmicas oracionais ao longo do caminho, contemplando Jesus crucificado e a cruz como sinal da nossa salvação. Vamos caminhar juntos? É tempo de conversão”, convidou o bispo.
Realizada no contexto da preparação para a Semana Santa, a Via Sacra no Caminho de Belém já se tornou um momento significativo da vivência quaresmal na Diocese de Guarapuava, reunindo fiéis que desejam percorrer, de maneira simbólica e orante, o caminho de Cristo rumo ao Calvário.
(Com Jorge Teles)
Veja Mais
-
OPORTUNIDADESMUTIRÃO DE EMPREGOS: Agrária abre vagas para trabalhar na safra da cevada e do trigo. SELEÇÃO OCORRE NESTA TERÇA (8)
Oportunidades são para diferentes funções. Veja quem pode participar e não perca o prazo!
08/09/2026 06h19 -
OPORTUNIDADESConfira as vagas de emprego desta terça (08 de setembro de 2026) na Agência do Trabalhador de Guarapuava
Que tal um emprego novo?
08/09/2026 06h17 -
LUTOÓbitos desta terça (08 de setembro) registrados na Central de Triagem em Guarapuava
Nossos sentimentos às famílias enlutadas
08/09/2026 06h15 -
EXEMPLO!Guarapuava para, vai às ruas e dá show de patriotismo no 7 de Setembro
Com 85 pelotões, fanfarras, forças de segurança, escolas, cavaleiros, famílias e até Golden Retrievers, desfile transformou a Rua Brigadeiro Rocha em um grande palco de orgulho e tradição
07/09/2026 17h00 -
AGORA É LEI!Sancionada lei que obriga protocolos para atendimento de infarto no SUS
Nova lei visa agilizar o atendimento cardiovascular nas UPAs, reduzindo mortalidade e sequelas
07/09/2026 15h44 -
NÃO GUARDE OS CASACOS!Frio no Paraná não será o último do mês; novo ciclone extratropical se forma nesta sexta (11)
A MetSul Meteorologia prevê novos episódios de frio para as próximas semanas
07/09/2026 14h50


