No mês de prevenção ao suicídio, entenda quais são os sinais de alerta e como procurar ajuda

A plataforma Guarapuava Salvando Vidas (GSV) realiza atendimento de domingo a domingo das 19h às 23h

03/09/2021 15H03

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom-SC

A falta de compreensão dos outros, a não aceitação das características próprias da pessoa, considerações em que estejam presentes críticas e julgamentos. Esses são alguns dos fatores de risco que podem levar ao suicídio.

Ao contrário do que se imagina, a decisão de tirar a própria vida não ocorre de forma aleatória, sem finalidade. É um processo longo e, na maioria das vezes, solitário. No Brasil há, segundo os especialistas, um suicídio a cada 45 minutos e no mundo um a cada 40 segundos, e de acordo com o Coordenador da plataforma Guarapuava Salvando Vidas (GSV) e ex-coordenador e voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), Arthur Mondin, 83 anos, Guarapuava estando dentro deste contexto, “É causa de alarme, sem dúvida”. Por isso a GSV vem prestando atendimento de prevenção ao suicídio via chat (clique aqui), em Guarapuava, no Paraná e por todo o mundo.

Arthur Mondin afirma que a ferramenta é importante para o trabalho de prevenção realizado. “Esse trabalho tem como principal objetivo combater a solidão, a qual certamente hoje é um dos principais motivos que leva a depressão e consequentemente ao suicídio. A quase totalidade das pessoas que nos procuram manifestam claramente a ideia de terminar com a vida.  Não é necessário buscar características, pois a intenção é explícita”, explica.

De acordo com Mondin, é possível evitar o suicídio e para a prevenção, é fundamental estar atento a possíveis sinais de alerta, como o isolamento, a mudança de comportamento. “A possibilidade do desabafo, o tratamento por profissionais, o acolhimento pelos outros, podem ser eficazes na mudança de intenção”.

O atendimento feito pela GSV é realizado de domingo a domingo das 19h às 23h e a pessoa será atendida por um voluntário especialmente treinado para esse fim, sem perguntas, sem conselhos, sem julgamentos, com respeito e sigilo absoluto.

SETEMBRO AMARELO

Com o objetivo de prevenir e reduzir o número de suicídios no País a Campanha Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, é realizada todos os anos. O movimento iniciou em 2015. 

O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. Segundo Mondin, há ainda um imenso tabu em relação ao suicídio. “Muitas vezes os familiares procuram esconder o fato, e a morte é atribuída a um "acidente". Portanto uma campanha que fale do suicídio vai desmistificar o tema e permitir àqueles que pensam nessa solução, como algo possível de ser tratado”.

Para conhecer mais sobre a inciativa basta acessar as redes sociais da GSV, Facebook Instagram.

Deixe seu comentário:

Veja Mais