AgronegóciosEducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
TECNOLOGIA

No Dia do Consumidor, PROCON divulga serviços da plataforma consumidor.gov.br

As reclamações registradas alimentam uma base de dados qualificada

sexta-feira, 15 de março de 2019 - 16:22:00

Nesta sexta feira (15 de março), é o Dia Internacional do Consumidor e, neste ano, os Procons e a Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon aproveitaram a data para divulgar os serviços oferecidos na plataforma consumidor.gov.br.

"Aproveitamos o dia do consumidor para ensinar aos consumidores como podem acessar a plataforma e quais serviços encontram lá. Atualmente, 80% das reclamações registradas no consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas, que respondem as demandas dos consumidores em um prazo médio de 7 dias", explica o coordenador do Procon de Guarapuava, Paulo Lima.

O consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. A ferramenta é monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), Procons, Defensorias, Ministérios Públicos e por toda a sociedade. 

O foco da plataforma é promover a comunicação direta entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços de consumo. A participação das empresas é voluntária e somente participam da plataforma aquelas que aderem formalmente ao serviço, mediante assinatura de termo, no qual se comprometem a conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados.

As reclamações registradas alimentam uma base de dados qualificada, que permite o monitoramento da efetividade desses canais das empresas e oferece insumos para o seu aprimoramento.

De acordo com o coordenador Paulo Lima, a palavra final é sempre do consumidor, pois, após a resposta do fornecedor, o reclamante tem a possibilidade de avaliar se a reclamação foi resolvida ou não, atribuir uma nota de satisfação e um comentário final. "A plataforma consumidor.gov veio para auxiliar aquele consumidor que não consegue ir ao Procon pessoalmente, tornando possível a resolução do conflito que esteja tendo por mais complexo que seja", finaliza Paulo Lima.

COMENTÁRIOS