AgronegóciosEducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
UNIÃO

Municípios da Região alinham ações do novo Consórcio do Centro de Especialidades

Entre as demandas discutidas e firmadas no encontro, houve a formação de uma comissão provisória que conduzirá atos e formalizações necessárias para o andamento ágil de processos do Centr

quinta-feira, 7 de novembro de 2019 - 07:53:00

Na manhã desta quarta feira (06 de novembro), prefeitos e secretários de Saúde da Região se reuniram no Centro de Especialidades para alinhar ações referentes ao CIS5RS (Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Região de Saúde) e ao funcionamento do Centro. Entre as demandas discutidas e firmadas no encontro, houve a formação de uma comissão provisória que conduzirá atos e formalizações necessárias para o andamento ágil de processos do Centro. " Com essa equipe, temos condições de dar andamento a atos necessários como a organização do concurso e reuniões técnicas para viabilizar todos os processos de licitações que serão necessários para colocar nosso consórcio para funcionar o quanto antes ", declarou o prefeito de Guarapuava e presidente do Consórcio, Cesar Silvestri Filho.

Além disso, Cesar Filho também reiterou com a equipe presente os resultados alcançados na última reunião com a Secretaria de Saúde do Estado e atribuições que os 20 municípios integrantes do Consórcio precisam executar. "Conseguimos sensibilizar a Sesa sobre nossas demandas enquanto Região e chegamos ao repasse de um valor que permitirá atender a demanda que temos e, ainda, ampliar a oferta em 50% nos serviços ofertados. O Estado irá se retirar do Consórcio, mas se compromete com o repasse mensal de R$ 550 mil ao mês. Diante disso, precisamos alterar pontos importantes do antigo acordo", explicou.

Com os municípios integrantes do Consórcio assumindo a responsabilidade de administrar o Centro de Especialidades, haverá a reformulação do acordo e criação de um novo estatuto, trâmite o qual será agilizado pela comissão recém formada. "Vamos acelerar tudo que for possível a partir das reuniões de nossa comissão. Toda nossa força para constituir esse Consórcio será justificada à população a partir de uma ampliação de oferta de serviços e com menos fila de espera", enfatizou Cesar.

A assembleia de deliberação da saída do Estado do Consórcio, que contará com a participação do secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, será nesta segunda-feira (11), às 14h, na sala de reuniões do Centro de Especialidades, em Guarapuava.

Abaixo, confira a composição da equipe que dará início aos trabalhos do novo consórcio CIS5RS:

Eliane Dranca – Cisgap
Sheila Carminatti do Amaral – Cisgap
Eliane Harmuch – 5ª Regional de Saúde
Fagner Rodrigo Ananias – Goioxim
Carlos Vinícius Sbardelatto – Cantagalo
Antônio Carlos Santos Vainer – Laranjeiras do Sul

COMENTÁRIOS